terça-feira, 30 de março de 2010

Campanha “Criança não é de rua”: Mobilização Nacional

Acontece hoje, terça-feira, 30/03/10, em treze cidades brasileiras, incluindo nossa capital, São Luís, uma mobilização simultânea protestando contra este escândalo nacional, a realidade de milhões de Crianças e Adolescentes que fazem das ruas e praças seus espaços de sobrevivência e moradia. Significa também um movimento, um gesto concreto de solidariedade humana.

Milhares de Crianças e Adolescentes, muitos/as ex-moradores/as de rua, serão protagonistas desta mobilização. São atendidos/as por diversas instituições parceiras da “Campanha Criança não é de Rua”, e decidiram tomar uma atitude e demonstrar que não mais aceitam conviver com esta situação.

A encenação consiste numa caminhada, na qual são conduzidas cruzes de madeira, simbolizando o sofrimento diário de Crianças e Adolescentes que moram nas ruas e praças das cidades brasileiras.

O alerta do “Comitê Nacional Criança não é de Rua” é de que sem políticas públicas articuladas e integradas direcionadas às famílias e comunidades não será possível resolver de maneira eficaz esta situação.

A ONU - Organização das Nações Unidas, estima em cinco milhões as Crianças e Adolescentes que vivem nesta situação, submetidas e inúmeras violações de Direitos, ou correndo sérios riscos de violações, no Brasil.

A “Campanha Criança não é de Rua” reivindica do Estado/governo a realização de um levantamento nacional de Crianças e Adolescentes que vivem em situação de moradia de rua, indispensável para a elaboração de uma política nacional de inclusão social.

A Campanha surgiu em 2005 e realiza seminários e pesquisas em todas as capitais, com o objetivo de sensibilizar a sociedade e o poder público para as violações de Direitos sofridas por Crianças e Adolescentes que vivem nas ruas, e suas famílias.

Em Açailândia, também temos “Crianças de e na Rua”, realidade que impõe altos índices e reflete nos casos de fugas e desaparecimentos, drogadição, exploração sexual e do trabalho infantil, situações infracionais e violência. No entanto, não temos ainda nenhuma política ou ação direcionada para este enfrentamento, mas já participamos de seminários e eventos da “Campanha Criança não é de Rua”.

Com informações da “Campanha Criança não é Rua”
Assessoria do COMUCAA – (eduardohirata.blogspot.com)

Nenhum comentário: