sexta-feira, 18 de junho de 2010

Deu na Folha: Ficha Limpa ameaça Jackson Lago

Da Folha.com:

São Paulo e Cuiabá - A entrada em vigor da Lei do Ficha Limpa para as eleições deste ano coloca em suspenso projetos eleitorais de pelo menos três ex-governadores que foram cassados. Ela impede, dentre outros dispositivos, a candidatura de políticos condenados por um colegiado da Justiça (mais de um juiz).

No Maranhão, o ex-governador Jackson Lago (PDT), cassado pelo TSE em março de 2009 por abuso de poder político, tem ameaçado seu plano de voltar ao governo. Lançado pré-candidato do PMDB do Tocantins ao Senado, o ex-governador Marcelo Miranda foi condenado em 2009 pelo TSE e perdeu o mandato por abuso de poder.

Outro governador cassado e que poderá cair no pente-fino da nova legislação é Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). Cassado em 2009, ele pretende concorrer ao Senado. Além dos ex-governadores, outros políticos têm seus planos ameaçados. Em Rondônia, o ex-senador Expedito Júnior (PSDB), cassado por compra de votos em 2007, é pré-candidato ao governo.

No mesmo Estado, o deputado federal Natan Donadon e seu irmão, o deputado estadual Marcos Donadon, ambos do PMDB, foram condenados por peculato e formação de quadrilha pelo Tribunal de Justiça, em 2008. Eles foram acusados de participar de desvios na Assembleia.

A defesa dos irmãos disse que eles receberam condenações “injustas e absurdas” e, caso sejam incluídos na lista dos inelegíveis, irão recorrer. A assessoria de Lago disse à Folha que seria “crueldade” aplicar a ele as restrições da nova lei. “O ex-governador já cumpriu a pena de três anos de inelegibilidade.”

Os assessores de Expedito Júnior disseram acreditar que ele não será afetado pela lei. Ele ficou inelegível por três anos e o prazo se encerrou em 2009. Para seus advogados, não seria possível ampliar a inelegibilidade. A Folha deixou recados com as assessorias de Cunha Lima e Miranda, mas ninguém respondeu.

4 comentários:

Anônimo disse...

Pra que essa lei? Querem barrar candidaturas para favorecer candidatos aliados ao governo petista do Lula e ao crime.

Então o ex-governador Jackson Lago foi julgado, perdeu os direitos políticos por três anos, além do cargo de Governador de Estado. Cumpriu as penas, vez que a sentença tinha efeito retroativo.

Agora, cumprida a sentença judicial e as penalidas impostas nesta, criam uma lei cuja finalidade é impedir a candidatura de quem já acertou contas com a Justiça. Enquanto isso a Sr.ª Roseana e sua corja de ladrões gastam e roubam os mais de 600 milhões de reais que ela extornou das contas dos municípios, valores esses que Jackson havia repassado através de convênios assinados semanas antes da cassação. Ela e o Ricardo Murad torram ainda mais de 800 milhões de reais que contraiu em dois empréstimos desde que tomou posse e ninguém sabe para onde foi o dinheiro.

Por falar nisso, ninguém comentou se teve aumento para os servidores públicos no ano de 2010, pelo menos para corrigir a distorção causada pela inflação após o último aumento.


É a política e o crime se misturando.

Anônimo disse...

David


soa tudo muito estranho mesmo e concordo com o entendimento expresso acima.

Quer dizer que a montanha de dinheiro sem origem lícita apreendida na empresa Lunus e de propriedade da governadora biônica Roseana Sarney e seu Marido Jorge Murad não impedem ela se candidatar? Quer dizer que ela liberou 44 milhões de reais para construir a Estrada Arame-Paulo Ramos que nunca saiu do papel e nada acontece? Que ela trouxe um amigo chinês para montar o projeto Salangô e deu um tombo no povo da baixada e nada acontece? Que o nome dela apareceu em relatórios da Interpol e FBI, informando que ela (Roseana Sarney e família) movimentaram mais de 15 milhões de dólares em um paraíso fiscal e que não fora declarado para a Receita Federal ou Justiça Eleitoral e nada acontecerá com ela?


A Lei só impede candidatura de quem já prestou contas com a Justiça, enquanto isso os políticos que tem seus apaziguados dentro do Poder Judiciário continuam a agir sem serem incomodados, não cumprem penas e não tem candidaturas barradas.

Onde fica o princípio de que a Lei não pode retroagir para prejudicar as pessoas, mas apenas para beneficiá-las? Com certeza ficou no rabo do ministro Arnaldo Versiani do TSE.

Esse é o retrato da política sórdida e nojenta do Brasil.

Anônimo disse...

é a Justiça e o Congresso Nacional fazendo de tudo para manter o feudo maranhense nas mãos da família que controla a única oligarquia que ainda existe no Brasil.


Esse povo tentando ajudar o crime organizado a manter oontrole político do Maranhão.

Anônimo disse...

A Lei da Ficha Limpa só deu benefício para candidatos pilantras, vagabundos e que dividem o "pão" e nunca prestaram contas com a Justiça.


Não prestaram e nunca as prestarão, pois, com certeza temos muita gente da Justiça comendo o "pão" juntos destes políticos criminosos. Não é a toa que Jader Barbalho do Pará ainda pode ser candidato, José Sarney e Roseana Sarney também o podem. Tratam-se de exemplos de políticos da mais qualificada podridão, corrupção e bandidagem, mesmo assim, estão livres da Lei de Ficha Limpa e das demais. Gozam de muito respeito perante a Justiça do Brasil, pois nunca foram condenados por nada e sequer foram julgados por qualquer coisa, embora tenham ficha corrida extensa.

A lei só vai atingir quem prestou contas com a Justiça ou foi caçado seu mandado para fazer favor a políticos, vide o caso Jackson Lago. É o crime tomando de conta das instituições da República mesmo.


Jorge Luis