segunda-feira, 19 de julho de 2010

Raio-X dos Candidatos de Açailândia

Análise demonstra que Juscelino Oliveira (PP) é o que possui maiores chances de eleição para deputado estadual.

P1120830 Açailândia – Com o final da Copa do Mundo da África as atenções se voltaram para as eleições de outubro próximo. Então resolvemos traçar uma análise parcial da conjuntura política do Maranhão para assim verificarmos as reais chances dos candidatos a deputado estadual que possuem suas bases eleitorais em Açailândia e regiões circunvizinhas.

Apesar de ser contrário a qualquer tipo de campanha que possuam todo e qualquer tipo de discriminação, vislumbro a necessidade do eleitor de Açailândia votar sim, em candidatos de Açailândia. No entanto, é necessário salientar que o eleitor tem que verificar com bastante cuidado para saber se esse candidato está realmente comprometido em enfrentar os inúmeros problemas vividos pelo município, pois o simples registro de nascimento de Açailândia não representa de forma alguma idoneidade e capacidade de representar os mais de 70 mil eleitores do município.

Vale lembrar que nas últimas eleições municipais, o povo de Açailândia escolheu um candidato que empunhava a bandeira de “Filho de Açailândia”, “Bebezão”, o elegeu, e hoje é uma das maiores decepções do eleitor.

Este ano, Açailândia deverá lançar pelo menos nove candidatos a deputado estadual, claro, alguns apenas para cumprir tabela, outros com reais chances de conseguir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado. Uma análise primária nos leva a crer que Açailândia eleja desta vez dois deputados e o grande favorito é o candidato pelo PP (Partido Progressista), Juscelino Oliveira. Aos quatro cantos de Açailândia o que se houve é uma só voz, Juscelino é a bola da vez.

Tomando por base o coeficiente eleitoral das eleições de 2006 que foi de 66 mil votos, a projeção para as eleições deste ano que deverá chegar ao coeficiente de cerca de 70 mil votos e a formação das coligações, oferecemos ao leitor uma minuciosa análise e o resultado das chances dos candidatos de Açailândia.

Veja abaixo as reais chances do seu candidato:

1 – Coligação PMDB/DEM/PTB/PV –  O famoso P1060213paredão é formado por 19 deputados de mandato e deverá eleger no máximo 16 parlamentares. Segundo especialistas, os favoritos nesta que é a coligação de maior dificuldade para os candidatos novatos, deverá reeleger: Afonso Manoel (PMDB), Ricardo Murad (PMDB), Max Barros (DEM), Victor Mendes (PV), Raimundo Cutrim (DEM), César Pires (DEM), Rigo Teles (PV), Stênio Rezende (PMDB), Carlos Filho (PV) e Antonio Pereira (DEM), Alberto Franco (PMDB), Arnaldo Melo (PMDB), Chico Gomes (DEM), Carlos Alberto Milhomem (DEM), Carlos Braide (PMDB) e Fufuca Dantas. Correndo por fora estariam sendo cotados pela imprensa da capital, os novatos Vianey Bringel (PMDB), Roberto Costa (PMDB), Edilásio Filho (PV), Fábio Braga (PMDB). De Açailândia está na coligação o advogado Sérgio Vieira (PTB) que seguindo as diretrizes do partido foi para o famoso paredão e está com sua eleição totalmente comprometida. Talvez se estivesse em outra coligação menos pesada poderia ter melhores chances de um bom resultado. Mas como seu alvo são as eleições de 2012, deverá guardar forças e encarar essa disputa como um bom teste.

 zetinha 2 – Coligação PDT/PSDB/PTC – Outra coligação bastante difícil para os candidatos que bebeto e everton_thumb[3] disputam pela primeira vez uma cadeira para Assembleia Legislativa do Estado. Tem 08 deputados de mandato, um perde a vaga e elege somente 07: Gardênia Castelo (PSDB), Camilo Figueiredo (PDT), Graça Paz (PDT), Carlinhos Amorim (PSDB), Pavão Filho (PDT), Edivaldo Holanda (PTC), Aderson Lago (PSDB). Ainda corre por fora o filho do ex-deputado Wilson Carvalho, Erick Carvalho (PDT) que concorreu no lugar do pai nas eleições de 2006 e não obteve sucesso.Por Açailândia concorre nesta coligação, a irmã do ex-deputado Deusdete Sampaio, Zetinha (PDT). Como o grupo chamado a Força do Progresso está totalmente desfacelado e o irmão não tem mais o mesmo prestígio político junto ao eleitor de Açailândia, as chances de eleição são bastante remotas, mesmo assim deverá ser bem votada e pode atrapalhar a eleição de um segundo deputado de Açailândia. Outro que se diz de Açailândia é o candidato pelo PDT Bebeto Telles – tem sua base eleitoral na capital do Estado, é sangue novo, mas ainda terá que comer muito arroz com feijão pra chegar lá.

3 – Coligação PCdoB/PSB/PPS – A coligação deverá fazer de 04 a 06 deputados. Quatropedro araújo estão praticamente garantidos: Cleide Coutinho (PSB), Marcelo Tavares (PSB), Luciano Leitoa (PSB) e Rubens Pereira Júnior (PCdoB). Caso a coligação consiga pelo menos mais duas vagas, elas seriam disputadas por Eliziane Gama (PPS) e Othelino Neto (PPS) e Remi Trinta (PPS). De Açailândia concorre o desconhecido Pedro Araújo (PCdoB) – mero coadjuvante.

vereadores contra 4 – coligação PRB/PHS/PSL/PMN – Nesta coligação, de Açailândia, temos Jr. Meu Garoto como candidato pelo PSL. É vereador de pequena expressão junto ao eleitorado da “cidade do ferro” e por defender com unhas e dentes a desastrosa atual administração sofre um desgaste profundo – diz ter o apoio do prefeito em sua campanha. Mesmo se for usada criminosamente a máquina administrava não tem chance nenhuma chance de se eleger. Os favoritos, segundo especialistas da capital do Estado nesta coligação que fará apenas 04 deputados, são: Marcos Caldas (PRB), Rogélio Cafeteira (PMN), Edison Souza (PMN), Canindé Barros (PSL), Nonato Aragão (PSL). Dois desses ainda desconhecidos do eleitor do interior maranhense, mas de famílias tradicionais da política da capital.

Jane copo 5 – Coligação PRTB/PRP/PR/PTdoB – Teoricamente por não existir nenhum deputado de mandato, seria a coligação de eleição mais fácil, no entanto terá muitas dificuldades para alcançar o coeficiente eleitoral que possa eleger mais de dois deputados. Jota Pinto (PR), do mundo regueiro da Ilha e Marly Abdalla (PTdoB) são os favoritos. Jane Vasconcelos é de Açailândia concorre pelo PR nesta coligação, mas não tem nenhuma chance de eleição – mera coadjuvante.

6 – PP/PSC/PTN – Esta é a coligação que apresenta maiores chances para os candidatos que disputam pela primeira vez a eleição para deputado estadual e deverá ser a que mais apresentará surpresas elegendo de três a quatro deputados da Região Tocantina. Um dos favoritos nesta coligação é o candidato a reeleição Hélio Soares (PP). O outro seria Penaldon Moreira do PSC, mas teve a sua candidatura impugnada. João Batista deverá se reeleger com outra expressiva votação da cidade de Imperatriz. Como a Coligação deverá fazer de 04 a 05 deputados, os novatos Juscelino Oliveira (PP) de Açailândia e Doutor Pádua (PP) de Imperatriz deverão conquistar, com certeza, uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado.

P1090699 7 – O PT que saiu sozinho oferece também uma boa chance para os marinheiros de primeira viagem e deverá eleger outra vez, 02 parlamentares. Valdinar Barros volta a Assembleia Legislativa; e como Helena Heluy não concorre a essas eleições abre mais uma vaga que deverá ser disputada por Francisca Primo, esposa do prefeito de Buriticupú e José Carlos Nunes, superintendente da Caixa Econômica Federal, licenciado. O vice-prefeito de Açailândia, Antonio Erismar também concorre a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado e deverá dividir com Valdinar Barros alguns votos da Região. Caso o PT surpreenda nestas eleições e faça 03 parlamentares, Antonio Erismar tem chances de disputar essa última vaga. Vale aqui ressaltar que no PT as disputas sempre são imprevisíveis.

8 – O Psol também saiu sozinho e não deverá eleger nenhum deputado. Em Açailândia concorre pela sigla o ex-candidato a vereador Vilitão, também mero coadjuvante nesta eleição.

Este é o quadro no momento, mas como o resultado de eleições muda a cada fato novo ocorrido no decorrer do processo, estes resultados poderão ser alterados.

Então é melhor fazer as contas!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Horlando Gomes...
Wilton Lima bom dia! Discordo de sua análise. Principalmente quando você diz que Juscelino, dentre os candidatos de Açailândia, é o que tem mais chance de ser eleito para AL do MA. Como jornalista que vc se diz ser, deveria ser imparcial nas suas informações, pois este é um princípio que norteia aqueles que fazem imprensa séria e responsável.
Nos açailandenses não somos bobos! Sabemos que juscelino te paga para você puxar o saco dele e colocar os demais companheiros ao cargo de Deputado Estadual lá em baixo. Você como formador de opinião, deveria ter um comportamento responsável. Informar e não desinformar a nossa sociedade. Você, com essa atitudes, envergonha a imprensa local e se junta a vários outros "jornalistas" como a senhora Valdelice e Sininger Vidal (este último até analfabeto é).
Olhando a conjuntura política do Maranhão, para Deputado Estadual, levando em conta o candidatos de Açailândia, o quadro é o seguinte:
a) Juscelino Oliveira - Não tem chance de se eleger. Deve gastar muito dinheiro comprando votos nos municípios adjacentes, como também na cidade (na cidade já começou, comprou o voto do cidadão Wilton Lima, não foi com cimento, nen dentadura e muito menos com tijolos, foi bancando o processo que ele moveu contra a Marcone FM). A única boa ação que fez, desde quando ganhou para vereador, foi o voto eleitoreiro que deu na última sessão da CMA, juntamente com o edil Canela. Juscelino é um candidato sem expressão. Sua biografia política é uma vergonha, pois, juntamente com o senhor Deusdete Sampaio, já faliram Açailândia uma vez. Participou da pior gestão que Açailândia já teve. Pior até mesmo do que a última gestão do senhor Ildemar Gonçalvaes. Além de ter um passado vergonhoso, soma-se a isto, o fato dele não tem bons aliados. Com a compra dos votos que vai fazer, dever ficar na frente de Zetinha.
b) Zetinha - Essa deve ser bem votada no Itinga, porém, não se elegerá devido ser irmã do pior prefeito que essa região já teve, Deusdete Sampaio, que é mais sujo do que puleiro de galinha. Ele não é fixa suja, é ficha enlameada, melecada, etc.
c) Sérgio Vieira - Marinheiro de primeira viagem, está muito empolgado, tem reais chances de ganhar, se conseguir incorporar, além dos bebedores de pinga da hora do amado, os trabalhadores da cidade. Ele ainda é visto pela sociedade açailandense como um candidato elitisado, da classe alta, pelo fato de sua campanha ser bancada pelo grupo Cikel e de não se aproxima dos sindicatos e associações de moradores de bairros. Ele, assim como o Pedro Araújo, representa o novo, a esperança política da nossa região.
d) Pedro Araújo - Esse está saindo apenas para ser candidato a vereador pela Vila Ildemar nas próximas eleições. Pode até ser coadjuvante, porém, assim como Sérgio vieira, representa o novo e não tem rejeição. Outra coisa ele não é tão coadjuvante assim, pois, foi candidato a prefeito na eleição passada, tendo sua candidatura impugnada, por pendências no título de eleitor (não votou e nem justificou no referendum sobre armas). De todos, esse é o que tem menos grana, mas está localizado em um dos maiores colégio eleitroal de Açailândia, a vila Ildemar. Deve tirar votos mais do que Juscelino e Júnior meu Garoto.

Anônimo disse...

e) Júnior Meu Garoto - Esse é da base aliada do prefeito Ildemar. Foi um sortudo, pois, somente ele sobrou no grupo, depois da saída de Irmão Carlos, Segiomar e Aluízio. Se fosse um parlamentar atuante, estava eleito para Deputado Estadual, no entanto, é um político de apenas um mandato. Nunca mais ganha pra nada na cidade. Vai na CMA, apenas bater o cartão, nunca faz uso da palavra e sempre vota a favor do governo imcopetente dessa cidade. De todos os políticos, dever ser o que mais vai gastar, devido está no grupo do prefeito, deve pegar carona com Hélio Santos, porém, diferentemente do irmão Carlos, ele não fica nem como suplente.
f) Bebeto Teles - Se tivesse permanecido em Açailândia seria uma boa opção. Porém, foi embora para Imperatriz, perdendo a identidade com o povo de Açailândia. Se tivesse utilizando seu orgão de comunicação para fazer oposição ao prefeito Ildemar, estaria eleito. Porém, querendo agradar ao patrão Ildemar, talvez nao tira o voto nem de seus funcionários. Nilton Cézar que o diga. Este queria comprar a briga com o bebezão, porém teve que engolir caladinho, para a rádio não perder o contrato com a prefeitura.
g) Antonio Erismar - O vice-prefeito deve ser o menos votado em Açailândia. No entanto será bem votado nas cidades, municípios e assentamentos da região. Ele comprou uma pickup branca para fazer política nos assentamento. Vai usar a imagem de Lula e Rosenana para tentar se eleger. Ninguém tá ligando pra ele, poderá se eleito ou ficar como suplente.
h) Jane Vasconcelos e Vilitão - Bons nomes. A atitude desses jovens são brilhantes. Mostra que a cidade de Açailândia está tentando renovar seu quadro político. Depois de apostarem em Márcio Aníbal, Fábio Pereira e Marquinho, e ficarem decepcionados, Açailândia tem a oportunidade de vislumbrar mais dois nomes para as futuras vagas de Vereador e Prefeito da cidade. Parabéns a eles!!
Pela quantidade de candidatos e pelo fato de ter outros candidatos mais forte do que os de Açailândia, vejo que mais uma vez Açailândia ficará sem um representante na AL do MA.