terça-feira, 29 de março de 2011

Após 13 anos lutando contra câncer, morre Zé Alencar

Rio – O ex-vice-presidente José Alencar morreu às 14h41m desta terça-feira aos 79 anos, após 13 anos de luta contra o câncer. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos em consequência da doença. Alencar estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Sírio-Libanês desde a última segunda-feira, quando passou mal no apartamento da família. Alencar tinha recebido alta há 12 dias . No início de janeiro, Alencar disse que lutava para não morrer.

Ex-vice-presidente José Alencar não resistiu a câncer

O ex-vice-presidente estava sedado e o coração dele parou no início da tarde. A frequência cardíaca vinha caindo desde a noite desta segunda-feira. Os médicos chegaram a registrar pressão arterial baixa, de cinco por três, e afirmaram que não havia mais tratamento possível.

A mulher do ex-vice-presidente dona Mariza, além de filhos e e netos, estão no hospital. Não há, até o momento, informações sobre o velório ou onde ele será enterrado. A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão em Coimbra , Portugal. Antes mesmo de saber da morte do amigo, Lula aparentava estar muito preocupado. Ele chegou a conversar com o médico do ex-vice-presidente.

O boletim divulgado no fim da manhã desta terça-feira já apontava a gravidade da situação, ao informar que o ex-vice-presidente apresentava um quadro de oclusão (obstrução) intestinal e peritonite (inflamação do peritônio, uma membrana que reveste a cavidade abdominal), em condições críticas. Pouco antes de ser anunciada a morte de Alencar, o médico Raul Cutait afirmou que o ex-vice-presidente estava se preparando para descansar .

Homenagem

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), comunicou nesta terça-feira aos senadores, durante a sessão em memória de Mário Covas, nos dez anos de sua morte, o falecimento do ex-vice-presidente José Alencar.

- Queria, com emoção e tristeza, comunicar à Casa que acaba de falecer o ex-presidente, um grande brasileiro, que prestou grandes serviços à nossa Pátria – disse Sarney.

Em seguida, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) lembrou que Alencar era fundador do PRB. Ele já propôs uma sessão em homenagem a Alencar.

- Uma sessão de honra para que possamos mostrar de maneira apropriada o tributo de nossa dor – disse Crivella.

Participam da sessão em memória de Covas, nos dez anos de sua morte, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o ex-senador José Serra e ainda o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Ao discursar em homenagem a Covas, o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE), manifestou o “profundo pesar” do partido pelo falecimento de Alencar.

Nenhum comentário: