quinta-feira, 31 de março de 2011

Licitação com “Cartas Marcadas” poderá definir quem serão os donos do Açai Folia 2011 e 2012

Açailândia – Sob forte suspeitas de fraudes, acontecerá nesta quinta-feira (31) o processo licitatório que definirá quem comandará o Açai Folia pelos próximos dois anos – curiosamente os dois últimos anos de mandato do prefeito Ildemar Gonçalves.

Montagem do Circo

045/2011-CCL Pregão Presencial Melhor Oferta 31.03.2011 09h30min Contratação de empresa que promova eventos com especialização em apresentação de shows em trios elétricos e organização de blocos de foliões para o “EVENTO AÇAIFOLIA 2011” 046/2011-CCL Pregão Presencial Melhor Oferta 31.03.2011 14h00min.

Contratação de empresa que promova eventos com especialização em apresentação de shows em trios elétricos e organização de blocos de foliões para o “EVENTO AÇAIFOLIA 2012” 047/2011-CCL Pregão Presencial Menor Preço 05.04.2011 08h00min.

Cartas Marcadas

A corrupção é um mau crônico, que afeta o poder público, além de ser uma das principais causas da pobreza das cidades e do país. Cerca de 5% do PIB mundial, equivalente a US$1,5 trilhão, são desviados anualmente, em função das ilegalidades que permeiam as negociações com o poder público, conforme publicação no jornal JB Online de 12 de dezembro de 2003.

Os riscos de punição são relativamente pequenos se comparados aos ganhos que se pode obter numa fraude licitatória. Isso estimula os servidores públicos corruptos a praticarem tais atos ilícitos, já que algumas licitações rendem lucros exorbitantes que superariam os ganhos normais de salário de uma vida inteira, infelizmente.

Uma das formas de fraude nas aquisições, em geral, é a montagem de concorrências fraudulentas. Forma-se assim uma comissão de funcionários envolvidos na fraude, que já elaboram o edital de forma a restringir a participação de muitos. Somando-se a isso, muitas vezes, grupos de empresas envolvidas na falcatrua são convidados ao processo licitatório para apresentar "propostas perdedoras", dando a ilusão de veracidade ao processo – basta acompanhar as licitações que ocorrerão e verificar que os ganhadores já estão predefinidos.

É a chamada licitação direcionada que consiste na condução da adjudicação do objeto licitatório (Açai Folia) a um concorrente predeterminado. Ou seja, já se sabe, de antemão, quem vai ser o ganhador da disputa concorrencial. A licitação é dirigida para alguém. Isso aconteceu no ano passado, aonde três empresas de um mesmo dono participaram do certame.

Enfim, a licitação tornou-se a maneira mais segura de fraudar a Administração, porque é perfeitamente possível manipular qualquer licitação, mediante requisitos de participação, características do produto ou critérios de julgamentos injustificados e injustificáveis. Isso deixa o contribuinte de mãos atadas e nas mãos dos Tribunais de Contas e do Ministério Público que cuida da probidade administrativa – desse modo seria melhor deixar mesmo nas mãos de Deus.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concerteza é carta marcada, igual a publicidade de açilandia temos um rabom da licitação em publçicidade da prefeitura que nem o duda medinça ganha dele, pois o mesmo ESTALONE DA LICIRAÇÃO, é primo do prefeito Ildemar, só poderia dar pra ele então queridos fica no gelo que a licitação do AÇAI-FACA, vai dar BAbosão dinovo.