segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Ministério Publico realiza audiência na câmara para tratar de acessibilidade.

Açailândia - Foi realizada na Câmara Municipal de Açailândia uma audiência pública para tratar das necessidades das pessoas com deficiência. Participaram da audiência, representantes de várias  entidades ligadas  à pessoa com deficiência, vereadores,  policia militar, OAB e secretários municipais. A audiência pública coordenada pela promotoria ouviu denúncias e reclamações de surdos, mudos e pessoas com outras deficências. Segundo dados do IBGE,  o  município de  Açailandia tem 25  mil pessoas que apresentam algum tipo de deficiência. E a grande thumb_proposional (5)maioria não tem  acesso aos direitos nas áreas da educação, saúde e transporte. 

A audiência pública  teve como objtivo, colher denúncias e apontar soluções  que possam melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população. Exemplos  diversos de desrespeito à pessoa com deficiência foram apresentados pelos representantes da mesa e o público presente. Uma professora da educação especial reconheceu que nem todas as colegas estão preparadas para atender a necessidade dos alunos, o que dificulta o processo de inclusão. O jornalista José  Luis da Silva, reclamou da dificuldade de locomoção. Morador do assentamento Califórnia, ele  disse que só chega no centro de Açailândia de táxi porque não há ônibus coletivo. E essa semana passou por um constrangimento  quando precisou de atendimento médico. Coletou material para exame de sangue no  meio da rua, porque o prédio do laboratório em que foi  não há rampa de acesso. "O acesso é uma escada e não há rampa nem para a calçada. O proprietário disse para eu reclamar ao secretário de saúde", afirmou José Luis. E ele fez isso na audiência.

As dependências da própria Câmara, que não tem banheiros adaptados para deficientes foram citadas nas reclamações. A presidente Lenilda Costa se comprometeu em resolver o problema, no prédio da Câmara. Ela também parabenizou a iniciativa do ministério público com a audiência, que deve garantir  outras mudanças positivas para os deficientes.

Segundo a vereadora  Fátima Camelo, que também esteve presente, vários outras solicitações na câmara deverão melhorar os serviços prestados aos deficientes, uma delas de sua autoria como o Centro de Atendimento que vai oferecer diversos serviços  à pessoa com deficiência.

Para o presidente a OAB, Erno Sorvos,  o compromisso deve ser amplo para que os direitos básicos sejam assegurados aos deficientes. Ele cobrou da secretaria thumb_proposional (3)de Meio Ambiente um posicionamento mais rigoroso aos donos de lava jato. Os resíduos da atividade que que ficam no meio das ruas  torna mais difícil a vida, principalmente dos cadeirantes, que sempre estão sujando as mãos ao manusearem as cadeira.

O secretário de saúde, Denison Gigante reconheceu que ainda há muito que melhorar no atendimento as pessoas com deficiência e o município vai fazer.

Todas as reclamações e sugestões  serão avaliadas pelo ministério público, através da promotora Samira Mercês, que deve  dar uma resposta aos deficientes através da assinatura de TAC´S, termos de ajuste de conduta entre os orgãos competentes.

por Celia Fontinele

Nenhum comentário: