quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Secretaria de saúde do município lança em Açailândia o “Outubro Rosa”

materia-cancer-de-mama

Açailândia - O “Outubro Rosa” é uma campanha de conscientização realizada no mês de outubro, dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, bem como de melhorias gerais para saúde da mulher que se iniciou nos Estados Unidos em 1990 e depois se estendeu para diversos países do mundo durante a década de 90.

Em Açailândia não poderíamos deixar passar em branco um mês tão importante, afinal, além da importância que a mulher já tem perante a sociedade brasileira, em nosso município as mulheres exercem cada vez mais seu potencial como mães, esposas, cidadãs e claro, como profissionais nos mais diversos ramos, como: comércio, indústria, lar, ramo empresarial, política e etc.

Logo porque, este ano será marcado por ações executadas pela Secretaria de Saúde de Açailândia (SEMUS), Ação Social e Secretaria de Educação, visando principalmente levar à população feminina de Açailândia palestras informativas, debates e campanhas, afinal, a informação e os cuidados realizados em domicílio de forma preventiva são os que apresentam mais eficácia para ter uma boa saúde e qualidade de vida.

outubro rosa

Servidores Públicos aderem à campanha…

O que afeta o risco de ter câncer de mama?

As causas do câncer de mama não são totalmente conhecidas. No entanto, pesquisadores identificaram um número de fatores que aumentam as chances de se desenvolver câncer de mama. São chamados fatores de risco. Fatores de risco não causam câncer de mama, mas podem aumentar as chances de se desenvolver câncer de mama.

Algumas mulheres têm muitos fatores de risco, mas nunca desenvolvem câncer de mama. E algumas mulheres têm poucos ou nenhum fator de risco, mas desenvolvem a doença. Converse com seu médico sobre seu risco pessoal e sobre como fazer o autoexame, que é um importante aliado para o diagnóstico precoce de câncer de mama.

Existem alguns fatores de risco que você pode controlar, e outros que não podem. Mesmo que você não tenha nenhum destes fatores de risco, ainda é necessário manter os cuidados e fazer consultas pelo menos uma vez por ano.

“O importante é que possamos agir com disciplina e perseverança anulando os fatores de risco preveníveis, como: tabagismo, etilismo, obesidade, sedentarismo e etc. As causas genéticas não tem que ser um motivo de ansiedade, afinal mesmo em mulheres que possuem história familiar e BRCA1 ou BRCA2, não significa que terão câncer”, lembra o Secretário de Saúde Dr. Denison Gigante.

Temos que focar na vida, buscar conhecimento e agir com coerência em prol de uma boa saúde. E com este propósito olharmos otimistas e comemorarmos o aumento da longevidade em nosso país, proveniente das políticas públicas voltadas à saúde da mulher e do crescente envolvimento da população em compartilhar conhecimentos médicos e abraçarem a medicina preventiva, afinal você também pode contribuir a salvarmos vidas. Faça sua parte corrigindo seus hábitos de vida ruins e ajudando seus familiares e vizinhos a se cuidarem também.

Nenhum comentário: