quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Açailândia atrai olhares de investidores do sul do país na produção de mel.

INVESTIDORES USAR PARA CAPA

Açailândia - O potencial dos cinco biomas existentes no Maranhão que possibilita a produção de mel durante todo o ano está atraindo olhares de empresários interessados em investir na extração do produto em Açailândia e Região.

O argentino Dario Chiachiarini, gerente geral da empresa Matrunita da Amazônia Apicultura Ltda, acompanhado do presidente da Federação de Apicultura do Maranhão, Euler Gomes Tenório – FEMAMEL estiveram reunidos em Açailândia, na última quinta-feira dia 05, com a prefeita Gleide Lima Santos (PMDB); a Secretária de Comunicação Iranilde Assunção; o Assessor de Articulação Política Luís James; o Diretor de Extensão Rural da Secretaria Municipal de Agricultura Jorge Alberto; e o secretário de Finanças e Economia Gilson Meneses; para discutir juntos a instalação de um Centro Regional de Produção de Mel na cidade de Açailândia, objetivando aumentar ainda mais a produção em todo o Estado.

A Prefeita Gleide Santos ficou bastante satisfeita com a informação trazida ao município, e afirmou que o governo municipal através da sua equipe de trabalho, em parceria com o governo estadual, está disposta à incentivar e apoiar a possível instalação de uma filial da exportadora de mel em Açailândia, incluindo assim de forma positiva o nosso município também no rol de produção estadual que transformará futuramente a cidade do ferro em um importante Centro Regional de Apicultura.

O Assessor de Articulação Política Luís James, em entrevista reforçou as intenções do governo municipal em apoiar esse empreendimento. “Nós vamos apoiar os nossos pequenos produtores da agricultura familiar, incentivando estes novos produtores a se tornarem empreendedores e apicultores de sucesso, com a instalação de centenas de colméias nos vários assentamentos da nossa extensa zona rural, colaborando de forma direta com a capacitação destes apicultores, que venderão suas produções com a garantia de ganhos reais”, assinalou.

Luís James Também lembrou que no próximo dia 10 acontecerá um encontro em São Luís com o Secretário de Estado da Agricultura Dr. Claudio Azevedo, com todos os Interessados para acertarem os detalhes da vinda destes investimentos para nossa cidade e região.

O Estado do Maranhão inteiro tem potencial apícola e é o estado brasileiro com a maior diversidade de biomas no país. São cinco espalhados nos 217 municípios do Estado: A Floresta Amazônica, Mangues, Cerrados, Restingas e Mata de Transição. O Estado certamente será nos próximos anos o maior produtor de mel do Brasil, em no máximo cinco anos. Essa é a previsão de especialistas e empresários do setor, que esperam que a produção local melhore cada vez mais.

“Em todos os biomas existentes no estado há um enorme potencial para a produção apícola. É um privilégio que nenhum outro estado brasileiro possui, mas que, infelizmente, só aproveitamos cerca de 10% disso”, lamentou o Presidente da FEMAMEL, Euler Tenório.

Diante desta situação os apicultores e pequenos produtores da região de Açailândia ficaram entusiasmados com a notícia da possibilidade de produzirem e venderem as suas produções de mel para as grandes empresas nacionais como a MATRUNITA DA AMAZÔNIA APICULTURA LTDA que tem atuação no mercado regional, nacional e internacional.

No Estado do Maranhão, no município de Grajaú, por exemplo, já existem cerca de 10 mil colmeias instaladas em 35 mil hectares de plantios de eucalipto.

“Nós trabalhamos em toda região do Nordeste Brasileiro e exportamos nosso mel para os Estados Unidos e Europa. queremos investir ainda mais no Estado do Maranhão, que possui potencial muito grande para a exploração do mel”, ressaltou Dario Chiachiarini.

Para Euler Gomes Tenório presidente da FEMAMEL, que também é consultor e pesquisador, revela que até mesmo regiões improváveis como as áreas arenosas dos Lençóis Maranhenses produzem um mel de altíssima qualidade. Ele reforçou que em nossa região existem as condições naturais para despertar esse potencial de produção de mel, o que falta é a capacitação e o interesse desses produtores em produzir.

Com o apoio e o incentivo do governo do Maranhão e a atenção da prefeitura de Açailândia estes novos produtores poderão futuramente produzir e vender “mel” com a garantia de saída das suas produções diretamente para outros estados e países, pois 90% do mel produzido no Brasil são exportados diretamente para o mercado Internacional, alertou o presidente da FEMAMEL.

Nenhum comentário: