quarta-feira, 2 de julho de 2014

Publicação da EJE-MA em formato de gibi trata do voto consciente

gibi cidadão

A Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) disponibilizou nesta terça-feira, 1º de julho, a versão digital do “Gibi do Cidadão” (formato PDF), uma publicação que tem por finalidade contribuir para a formação de um eleitor mais consciente. O material foi aprovado pelos membros do TRE-MA durante a sessão administrativa do dia 26 de junho.

O que é ilustrado no “Gibi do Cidadão” se passa num ambiente escolar por ser considerado o local onde se desenvolve o saber. “Temos uma grande preocupação com o início da consciência cidadã dos jovens, especialmente aqueles na faixa etária entre 16 e 18 anos, que já podem tirar o título eleitoral”, explica o desembargador eleitoral Clodomir Sebastião Reis (diretor da EJE-MA).

Para Reis, este segmento constitui uma parcela significativa da sociedade que não pode ficar alheia ao processo eleitoral nem deixar de atuar de maneira efetiva nas decisões políticas.

Ainda segundo a apresentação da revistinha, o objetivo é aguçar o espírito de reflexão dos jovens, para que possam votar com critério e responsabilidade em representantes sérios, comprometidos com as demandas da comunidade e destituídos das más condutas que viciam o pleito eleitoral.

Entre os temas levados ao público estão quem deve votar; voto facultativo; penalidades para eleitores faltosos; e crimes eleitorais. A publicação montou também uma página de palavras cruzadas e um quadro que destaca a aprovação da Lei da Ficha Limpa em 2010, após conseguir reunir cerca de 1,3 milhão de assinaturas de cidadãos.

“Ao eleitor, principal protagonista do processo eleitoral, destacamos que não se deve votar apenas por obrigação, mas sobretudo porque através deste instrumento fortalecemos o exercício da democracia, colaboramos para alcançar a justiça social e para uma melhor qualidade de vida. Não se omita, faça a diferença”, finaliza o diretor da Escola.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE do Maranhão

Nenhum comentário: