quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Agentes de Endemias recebem preparação para campanha de vacinação antirrábica e informações sobre o calazar.

Endemias (2)

O médico zootecnista Francisco Chaves dos Santos, lotado no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ministrou na última terça-feira (12), uma palestra sobre a doença de Calazar (Leishmaniose), como também sobre a campanha de vacinação Antirrábica que acontece no dia 06 de setembro. A palestra foi uma iniciativa do Secretário Municipal de Saúde Marcos Gigante e do diretor do CCZ Odacy Miranda.

A palestra teve como objetivo passar todas as informações que servirão de importante subsídio para a realização das campanhas de vacinação, a ocorrência de doenças, bem como a prevenção e a segurança de todos os membros da família.

Segundo o palestrante, após a realização do “inquérito canino”, será possível detectar o diagnóstico da Leishmaniose em cães da cidade. “Após a realização de os procedimento, os exames serão realizados por meio do “Teste Rápido Dual Parth Platform (TR DPP) – (Plataforma de Duplo Compartilhamento), para a detecção da Leishmaniose Visceral Canina (LVC) e que também pode informar o diagnóstico em cerca de 25 minutos”, explica Francisco Chaves.

O Zootecnista explica ainda, que o Inquérito Canino é um levantamento completo de informações e coleta de dados para o controle da saúde de cada família que possui a guarda responsável do animal, e tem como finalidade colher dados para cadastro completo da população canina existente no município de Açailândia e endereço do responsável pelo animal, além de outras coletas de dados como sexo do animal e vacinas aplicadas.

De acordo com informações do CCZ, na última campanha de vacinação cerca de 15.500 animais receberam a dose da vacina, sendo que no mesmo ano, 1.636 cães deram entrada ou foram recolhidos das ruas pelos agentes do CCZ com sintomas de Calazar. Nos primeiros seis meses de 2014, cerca de 691 cães já foram recolhidos com os mesmos sintomas da doença.

O secretário de saúde Marcos Gigante que também participou da palestra falou da importância da palestra para os agentes de endemias, ressaltando a importância de dar todo o suporte necessário para a realização do “Dia D” da campanha de vacinação antirrábica.

Já Odacy Miranda, disse à reportagem que o município tem uma grande necessidade de preparar os agentes de endemias, orientando-os de como realizar todo o procedimento no momento de visitação em cada residência e de como o proprietário deva se prevenir e cuidar do seu animal. “Já montamos todo o cronograma para a realização da campanha e vamos poder contar com cerca de 120 agentes de saúde no “Dia D” para atingirmos a nossa meta que é de 85%. Para isso pedimos o total apoio do secretário de saúde e cremos que este ano a Antirrábica vai superar a campanha do ano passado”, finaliza Odacy.

Nenhum comentário: