quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Secretaria de Saúde mantém controle de casos de Dengue na cidade de Açailândia.

Coordenador da Divisão de Endemias considera controlados os casos de Dengue dentro do município de Açailândia, conforme enquadramento e dados estatísticos fornecidos pelo Ministério da Saúde.

Dengue

Baseado no trabalho que vem sendo realizado dentro do município de Açailândia, pelos 59 agentes de endemias lotados na Secretaria Municipal de Saúde, o coordenador da Divisão de Endemias, Leomar da Silva Mota, concedeu entrevista à reportagem do Jornal “A Tribuna”, ocasião em ressaltou estar sob controle os casos de Dengue dentro do município de Açailândia, tanto no setor urbano quanto na zona rural.

De acordo com Eliomar Mota, o secretário municipal de saúde Marcos Gigante tem tratado desse assunto com bastante deferência, haja vista a gravidade do que aconteceu no passado, no Município com relação ao “Mosquito da Dengue”, principalmente, no período invernoso como este que está chegando, período que o gestor da pasta determina aos agentes de endemias a realizar um trabalho minucioso e redobrado no combate ao mosquito da dengue. Neste período todos os agentes de endemias são orientados a fazer a visita de casa em casa, onde passam a orientação devida aos moradores de como eles devem combater e erradicar o mosquito Aedes Aegypty. O trabalho é realizado em dupla para que o trabalho de garimpagem do foco do mosquito aconteça de forma mais segura.

Para Leomar, de acordo com dados estatísticos fornecido pelo Ministério da Saúde, o município de Açailândia está enquadrado entre os municípios que estão dentro da média de controle do mosquito e baixo índice de casos confirmados. Eliomar assegura que de acordo com a tabela de controle da dengue que é feita no setor de endemias, até o mês de agosto/2014 foram realizadas 366 notificações. Destas notificações foram confirmados 43 casos de dengue clássica e 199 casos descartados, portanto é um índice considerado dentro da margem de controle de acordo com metas do Ministério da Saúde.

Eliomar atribui o baixo índice de casos de dengue no município, devido ao ostensivo trabalho de rotina que vem sendo realizado no município pela Secretaria de Saúde, principalmente, o trabalho de conscientizado realizado nas residências, bem como, os mutirões da dengue que também é realizado na zona urbana e rural da cidade. Disse também que nos casos em que as pessoas sentiram os primeiros sintomas da doença, foram encaminhadas para o Hospital Municipal onde passaram a receber o atendimento adequado. Outros procuraram as Unidades Básicas de Saúde, onde receberam os primeiros procedimentos impedindo que a doença ganhasse maiores proporções.

Nenhum comentário: