quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Programação “Outubro Rosa” no combate ao Câncer de Mama é encerrada com grande caminhada

outubro rosa (3)

A Secretaria Municipal de Saúde encerrou na última sexta-feira (31), com chave de ouro, as atividades incluídas na programação no combate ao “Câncer de Mama”, denominada “Outubro Rosa”. A campanha foi realizada em todo o território nacional e desenvolvida em cada cidade de acordo com a realidade de cada município. Várias campanhas publicitárias tomaram lugares em todos os meios de comunicações, inclusive divulgação visual como em outdoors, como também nas redes sociais.

Em Açailândia, a campanha foi realizada nos três últimos dias do mês de outubro, com uma programação simples, mas, no entanto, com o objetivo único de conscientizar a população no que diz respeito ao combate do “Câncer de Mama”. Na programação constou uma “Blitz” com distribuição de folhetos aos transeuntes e orientação a funcionários de lojas. Aconteceu também uma palestra que foi ministrada pela médica Regina Brandão, na Igreja Católica de São Sebastião, localizada na Vila Ildemar, um dos bairros mais populosos do Maranhão, local onde teve a participação de um grande número de mulheres e contou com a presença do secretário de Saúde Marcos Gigante, da médica Regina Brandão, da presidente do CONDIM Sandra Carvalho, da secretária de Assistência Social, Zetinha Sampaio, além da coordenadora do Programa da Mulher acompanhada de sua equipe que foi responsável por toda a programação.

O ponto alto da programação foi a realização de uma caminhada, onde um grande número de mulheres com camisetas padronizadas com a inscrição “OUTUBRO ROSA”, percorreram as principais ruas de Açailândia, chamando a atenção dos moradores para ficarem mais atentos aos sintomas do Câncer de Mama, principalmente alertando as mulheres a se prevenirem contra este mal que é responsável pela morte de muitas mulheres em todo o mundo. Depois de passar pelas ruas da cidade, a caminhada que teve início no setor rodoviário foi encerrada na Praça do Pedreiro Livre, local onde todos os participantes aproveitaram para registrar o momento posando para fotografia, registrando mais um evento da Secretaria Municipal de Saúde.

Para Marcos Gigante, secretário de Saúde, eventos desta natureza é a prova do compromisso que a administração municipal, através da prefeita Gleide Santos demonstra com toda a população açailandense. “É a forma que temos de valorizar o cidadão, alertando principalmente as mulheres a se prevenirem contra o Câncer de Mama e neste evento estamos pedindo às mulheres que procurem fazer o alto exame como forma de prevenção do câncer”. finaliza Marcos Gigante, já dando um pontapé inicial para a campanha “Novembro Azul”, desta feita voltada para a ala masculina no combate ao Câncer de Próstata que vem como tema “Esta Campanha vai entrar em Você”.

Nenhum comentário: