terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Saúde de Açailândia segue avançando e realiza as primeiras cirurgias ortopédicas de alta complexidade

Paciente João Vitor Silva em fase de recuperação da Cirurgia
O acesso aos serviços de alta complexidade tem sido uma das maiores dificuldades dos usuários do Sistema Único de Saúde nas cidades que ao longo dos anos alcançaram um grau elevado de crescimento populacional, e, consequentemente, o aumento nas demandas de necessidades da população, principalmente, no que se diz respeito às cirurgias consideradas de maior complexidade.

Mesmo com as adversidades encontradas pelo atual gestão, a saúde de Açailândia tem avançado a passos largos na qualidade do atendimento aos usuários do SUS. E estando o município no grau de média complexidade, o acesso ás cirurgias de alta complexidade passou a ser um desafio para equipe da saúde de Açailândia, que ora se concretiza.
Após adquirir equipamentos de última geração na área da ortopedia, como Intensificador de Imagem (Arco Cirúrgico), a Secretaria de Saúde, pôde então, finalmente, realizar suas primeiras cirurgias de alta complexidade na área.

João Vitor Silva, morador da cidade de Açailândia, foi o primeiro paciente da história a ser submetido a uma cirurgia de fixação de fratura com placa DCS, em aço, com parafusos deslizantes esponjosos corticais, realizada no Hospital Municipal. Como se trata de uma cirurgia de alta complexidade e a cidade é de grau média complexidade, os custos desse tipo de procedimento são integralmente dos cofres municipais.

Outra cirurgia de alta complexidade foi realizada na paciente Eziane Barbosa da Silva, que sofreu um acidente automobilístico com fratura exposta, com perda óssea, e, foi submetida a um procedimento de “Pseudoartrose” da tíbia direita, e já se recupera bem da cirurgia. Essa cirurgia só foi possível, após o município adquirir equipamentos como uma placa bloqueada em aço para tíbia.

Mais avanços


Além da ampliação do Hospital Municipal de Açailândia que está a pleno vapor e a Rede Cegonha, a população de Açailândia já pode ter acesso dentro do próprio HMA aos exames de Endoscopia Digestiva Alta; Endoscopia Digestiva Baixa; Colonoscopia e Retosigmoidoscopia.

Nenhum comentário: