quinta-feira, 23 de julho de 2020

CORONAVÍRUS: Açailândia está pronta para retorno as aulas? Será que o prefeito Aluísio levará em conta esse novo estudo da Fiocruz?

Estudo mostra que mais de 89 mil adultos com comorbidades e quase 272 mil idosos vivem com maranhenses em idade escolar entre 3 e 17 anos. Decreto do governado do Estado prevê retorno às salas de aula a partir do dia 03 de agosto.


O prefeito de Açailândia Aluísio Sousa vem preparando sua equipe da rede pública educacional para o retorno as aulas, mas ainda não bateu o martelo com relação a uma data, no entanto pais de alunos já começam a fazer uma indagação muito importante – será que o município possui a estrutura adequada, de forma a garantir a saúde e vidas de alunos, pais de alunos em grupo risco e dos próprios profissionais que lidam diretamente com o alunado (professor)?

A educação é importante. Voltar as aulas é preciso. Mas de que forma acontecerá essa volta as aulas?

Estudo Científico

Mais de 361 mil maranhenses que fazem parte dos grupos de risco para casos graves da Covid-19 podem ser expostos ao novo Coronavírus com o retorno das aulas presenciais no Maranhão.

 O alerta é da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em nota técnica publicada, nessa quarta-feira 22, sobre os riscos que a retomada as atividades presenciais nas escolas representa para adultos (18 a 59 anos) com comorbidades e idosos (60 anos ou mais) que estarão em contato no mesmo domicílio com estudantes em idade escolar entre 3 e 17 anos.

“Retomar as aulas sem considerar o provável impacto para além dos alunos é arriscado, pois para quem vive com eles não será mais possível adotar o ‘fique em casa’. Além disso, há um contingente enorme de pessoas que estão envolvidas na atividade escolar”, a ressalta a Fiocruz.

De acordo com o estudo, feito a partir de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre o perfil das pessoas que convivem com jovens em idade escolar, o Maranhão possui 89.492 adultos com doenças de coração, diabetes ou problemas no pulmão, além 271.975 idosos.

Vale ressaltar que o número de pessoas em risco de contrair a doença devido ao contato com pelo menos uma criança ou adolesceste que retornará às aulas presenciais deve ser ainda maior, já que obesos, doentes renais crônicos e fumantes não foram considerados pelo levantamento.

Segundo dados da SES (Secretaria de Estado da Saúde), que estão defasados em cerca de um mês, quase 110 mil já foram diagnosticados com Covid-19 no estado e mais de 2,8 mil pessoas já morreram em decorrência da doença.

Decreto Estadual

Conforme decreto do governador Flávio Dino (PCdoB), que diz basear-se em estudos técnicos e científicos, embora desde o início da pandemia jamais tenha tornado público sequer um deles, as mais de 50 escolas e universidades da rede privada no Maranhão estão liberadas para o retorno das atividades presenciais a partir do dia 3 de agosto. Na rede pública, também sob adaptação às normas de segurança e saúde por conta da pandemia, a determinação é que a retomada seja a partir do dia 10 do mesmo mês, a começar do terceiro ano do ensino médio.

 


Nenhum comentário: