terça-feira, 6 de outubro de 2020

ELEIÇÕES 2020: As “FAKE NEWS” começam a tomar conta das eleições em Açailândia. O alvo principal é o candidato a reeleição Aluísio Sousa

 

O Brasil chega às eleições municipais de 2020 enfrentando os mesmos problemas de 2018, no que diz respeito à desinformação e à propagação de notícias falsas. Em Açailândia, logo após o cadastramento dos registros de candidaturas, as redes sociais foram invadidas por uma enxurrada de notícias falsas. O principal alvo das Fakes é o candidato a reeleição Aluísio Sousa.

A grande maioria dos candidatos nas eleições municipais deste ano acreditam piamente que o pleito eleitoral será decidido nas plataformas digitais, portanto, haverá uma maior quantidade de dinheiro despejada nos meios eletrônicos.

Uso das ferramentas digitais, obedecendo algumas regras da Justiça Eleitoral serão usadas por todos os candidatos, no entanto, o que se tem sido feito por um ou outro candidato é exatamente o que proibido – as chamadas Fake News.

O que se tem visto nas redes sociais é a presença clara de equipes contratadas para de forma criminosa espalhar mentiras, inclusive com uma prática já conhecida como “Chip Fake” – o dito cidadão contratado por um candidato adquire na rua mesmo, em camelôs, chips telefônicos que inclusive já foram utilizados e descartados, realizam cadastro junto a operadora com CPF de laranjas e espalham todo tipo de mentira contra o adversário do seu contratante.

Principal alvo das Fakes News

Para quem se utiliza das redes sociais para trabalho, para busca de informação ou até mesmo diversão e bate-papo, fica fácil perceber o direcionamento da grande maioria das Fake News – o alvo é o atual prefeito que concorre à reeleição.

Seria Aluísio a principal ameaça aos adversários?

Crime

Essa prática criminosa é difícil de ser rastreada, pois o “Chip Fake” é descartado no dia seguinte, quando o agora criminoso, não mais cidadão, repete todo o ato, induzindo o eleitor a acreditar nas mentiras propagadas - o pior é que as redes sociais estão lotadas de pessoas, que por se agradarem da mentira postada compartilham em massa em seus grupos.

Apesar de iniciativas das próprias empresas de redes sociais e de regulamentações feitas pela Justiça Eleitoral, é praticamente impossível coibir a disseminação de boatos e mentiras na internet, segundo estudiosos e profissionais – enquanto isso, os candidatos que acreditam que a performance nas Fakes News pode lhe garantir uma vitória nas urnas investem cada vez na campanha da mentira e dos ataques aos adversários.

Nenhum comentário: