terça-feira, 16 de novembro de 2021

Decisão sobre chapa Lula-Alckmin sai até o mês que vem

CHAPA ESTÁ SENDO COSTURADA PELO PSB E PT. SERÁ QUE SAI?????

Encerradas as prévias do PSDB e com Lula de volta da viagem à Europa, no fim do mês, Geraldo Alckmin deve anunciar se será ou não candidato a vice-presidente da República na chapa do petista. A informação é da colunista Thaís Oyama.

Hoje, a negociação entre o ex-governador de São Paulo e o ex-presidente passa pela mudança do tucano para o PSB. O partido se reaproximou do PT depois de receber a filiação de dois importantes aliados de Lula: o governador do Maranhão, Flávio Dino, vindo do PC do B; e o deputado federal Marcelo Freixo, que era do PSOL.

Agora, as siglas planejam se unir no plano nacional e também estadual. Em São Paulo, por exemplo, Márcio França, atual pré-candidato do PSB ao governo, entraria na chapa do candidato do PT, Fernando Haddad, como vice ou senador. No Rio de Janeiro, o PT apoiaria a candidatura de Freixo.

Alckmin, que até há pouco tempo orgulhava-se de ser a "sétima assinatura" da carta de fundação do PSDB, justifica a ideia da aliança com o petista com o argumento de que a possibilidade de reeleição do presidente Jair Bolsonaro representa uma real ameaça de ruptura democrática para o país. Ele também se considera alinhado com Lula nos projetos para o campo social.

Já Lula, o maior entusiasta da chapa com o agora quase ex-tucano, vê no ex-governador uma porta para adentrar no eleitorado conservador de São Paulo. Nas tentativas de seduzir o tucano, o petista tem dito que precisa de um número dois "com tamanho de presidente".

Nenhum comentário: