*Por Wilton Lima
Esta uma análise pessoal do blog e não se refere a nenhuma pesquisa científica, no entanto, utilizamos o grau de confiança de apoiadores e volume de campanha de cada candidato para então definirmos como deverá acontecer a distribuição dos votos válidos para deputado federal a serem contabilizados no próximo dia 02 de outubro.
O número de eleitores aptos a votarem na cidade de Açailândia é de 75.967, no entanto, a contabilização de votos para cada candidato é feita somente pelos votos depositados nas urnas e que foram validados.
Portanto o que se imagina, que como se trata de eleições gerais, um engajamento do eleitor para buscar as urnas pode ser maior, mas isso não significa que o mesmo número de eleitores que votam em candidatos do executivo, sejam os mesmos aos candidatos que concorrem ao legislativo tanto estadual, como federal.
Enfim, imaginamos que o número de votos válidos para deputado federal ultrapassa muito pouco a casa de 55 mil votos, podendo chegar até 60 mil votos válidos.
Vamos aos números
Diferente do que aconteceu em 2018 em que Jardel Bom Jardim foi o grande campeão de votos, agora deverá perder este posto para Dr. Benjamim, assim como deverá surgir outros candidatos que não são ditos de Açailândia que deverão alcançar uma expressiva votação devido ao grande volume de campanha neste ano, e ultrapassar a votação do “Prata da Casa”.
Veja a tabela
* Totalizando 48 mil votos válidos.
· Em tempo: A surpresa e esse número pode até duplicar na nossa tabela são os votos que serão dados à candidata do MDB Roseana Sarney que pode ser a campeã de votos em todo o Estado chegando a passar a casa de 200 mil votos, desbancando Josimar do Maranhãozinho que tirou 198 mil votos na eleição de 2018.
Os votos válidos restantes que acreditamos chegar até 60 mil votos no total, serão distribuídos entres vários outros candidatos que ficarão na casa de 300, 200 ou até bem menos votos, como é caso de Lobão Filho, Júnior Lourenço, Márcio Jerry, Juscelino Filho, Gil Cutrim, dentre outros que sempre, mesmo de forma tímida, sempre tiveram suas votações na cidade do Ferro.
O cenário que apresentamos pode sim ser modificado, pois a temperatura do eleitor varia de acordo com o volume de campanha de cada candidato, principalmente, para Federal e Estadual.
·
Wilton Lima é jornalista, radialista, blogueiro, com
formação em Administração Pública e especialista em Gestão Pública e Assessoria
de Comunicação Empresarial e Institucional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário