Em sua primeira pesquisa eleitoral divulgada no ano, o Ipec apurou 44% de intenções de voto em Lula, 32% em Bolsonaro e 6% em Ciro Gomes. Se houver segundo turno, Lula ganha com 51% dos votos, contra 35% de Bolsonaro.
..........................
José Roberto de Toledo destaca a vantagem de Lula em São Paulo, Rio e Minas, de mais de dois milhões de votos, mas diz que a tendência apontada também na pesquisa do Ipec é de haver segundo turno. Thaís Oyama compara os números com os do levantamento Ipec de dezembro e diz que trazem boa notícia para Bolsonaro. Alberto Bombig vê os números como muito ruins para Ciro e tendendo a deixar borocoxô a equipe de Bolsonaro. Para Josias de Souza, o desafio para Bolsonaro ficou maior. Segundo Tales Faria, a pesquisa mostrou o teto do presidente.
..........................
Saiu ontem também levantamento FSB/BTG. Lula tem 45% dos votos, contra 34% de Bolsonaro e 8% de Ciro Gomes.
..........................
Números do Ipec nos estados:
São Paulo
..........................
Rio de Janeiro
..........................
Minas Gerais
..........................
Pernambuco
Marília Arraes tem 33%, com quatro candidatos em empate técnico em segundo lugar.
..........................
Rio Grande do Sul
..........................
Distrito Federal
Ibaneis Rocha tem 38% (venceria no primeiro turno). Empate técnico no segundo lugar.
******************
CORRIDA ELEITORAL
Saia justa na posse de Alexandre de Moraes como presidente do TSE: Lula confirmou presença. Michel Temer e Dilma Rousseff também devem comparecer. Ciro Gomes disse que vai. Simone Tebet também.
..........................
Lula e Bolsonaro recorrem a locais históricos para começar suas campanhas hoje. Bolsonaro abre (oficialmente) sua campanha à reeleição com discurso na praça em Juiz de Fora em que levou uma facada em 2018. Michelle vai junto. Por segurança, Lula cancelou a ida a uma fábrica hoje de manhã no ABC. O lançamento da campanha ficou para a parte da tarde, em outra fábrica na região.
..........................
O PT tenta um contra-ataque à tentativa bolsonarista de ligar Lula ao suposto fechamento de templos religiosos. Os pontos principais são identificar Lula como cristão e destacar que em 2003 ele sancionou a lei da liberdade religiosa. Ricardo Kotscho identificou o autor da fake news contra Lula: o deputado e pastor bolsonarista Marco Feliciano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário