segunda-feira, 10 de julho de 2023

Quem ganhou e quem perdeu no avanço da reforma tributária

 

Placar da votação em primeiro turno da reforma tributária na Câmara
Placar da votação em primeiro turno da reforma tributária na Câmara
Reprodução
 
  
Quem ganhou e quem perdeu no avanço da reforma tributária
Rodrigo Barradas

Como você já sabe, a reforma tributária avançou na Câmara com placar folgado. Vitória, óbvio, de Lula e Haddad. Esse foi o, hum, raciocínio de Bolsonaro para se opor ao projeto. "Nesse particular ao menos, Jair Bolsonaro tem mesmo razão; daí que tenha tentado sabotar o processo a todo custo, com espetacular, vexaminoso e desastroso insucesso", diz Reinaldo Azevedo.

Há outros vitoriosos. Chico Alves inclui Arthur Lira, que teve uma boa quinta-feira -também por decisão de Gilmar Mendes, que tirou de seu cangote o bafo da Polícia Federal. Ricardo Kotscho também chama atenção para Tarcísio, que "se fortaleceu entre os partidos de oposição pela direita".

A vitória dos três primeiros também se deu nas redes, como revela pesquisa Quaest analisada por Leonardo Sakamoto. Já o governador de São Paulo amargou um quase empate, perdendo por pequena margem.

O derrotado, todos concordam, é Bolsonaro, cuja investida contra um projeto com o qual quase todo mundo concorda fracassou da maneira descrita por Reinaldo ali em cima. Josias de Souza pondera que o ex-presidente poderia ter aprovado em seu mandato o projeto, que é de 2019, mas acabou entregando esse presente a Lula. E, em outra coluna, resume a semana do capitão: "Michelle, encolhi a ultradireita".

Nenhum comentário: