quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Hospital Regional de Açailândia realiza treinamento sobre Reanimação Cardiopulmonar

 

Fonte: SES
Fotos: Divulgação
20/09/2023

O Hospital Regional de Açailândia, unidade gerenciada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu um treinamento teórico e prático para profissionais sobre a conduta correta da Reanimação Cardiopulmonar (RCP). A capacitação incluiu atualizações sobre protocolos.

O enfermeiro Luís Lima conduziu a atividade sobre Obstrução das vias aéreas em adultos e lactentes e práticas de reanimação cardiopulmonar (RCP). “A técnica de reanimação cardiopulmonar (RCP) é frequentemente utilizada em emergência, por isso é importante ter segurança na hora de realizá-la, aqui na unidade seguimos as Diretrizes da American Heart Association (AHA), que são reconhecidas internacionalmente”, afirmou.

O treinamento faz parte do ciclo de qualificações promovidas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) e tem o objetivo atualizar os profissionais com protocolo de atendimento e conhecimento na prática para atuar quando necessárias as manobras de desobstrução de vias aéreas, conhecida com manobra Heimlich, em adultos e crianças. 

“Foi também uma forma de treinar a parte técnica e raciocínio dos profissionais para o atendimento de urgências e emergências com prática utilizando um boneco para simular situações realistas”, frisou o enfermeiro Luís Lima.

O profissional ainda citou algumas formas que a vítima pode sinalizar a obstrução. “O levantar das mãos ao pescoço e a condução necessária que inicia com: permanecer com calma e iniciar as compressões em forma J, iniciando de baixo para cima na região do abdômen, numa sequência até que venha desobstruir e as vias aéreas e fiquem liberadas”, finaliza o palestrante.

“As capacitações realizadas na unidade são de suma importância para o crescimento profissional do colaborador, como também para própria unidade. Pois através dos treinamentos nós colaboradores somos mais qualificados para atuar e prestar uma assistência de qualidade ao paciente. Portanto as capacitações têm grande impacto positivo para toda a unidade hospitalar, impactando de forma direta o atendimento e assistência prestada pelos colaboradores aos pacientes”, comentou o enfermeiro Jonivaldo Lopes.

Nenhum comentário: