sábado, 30 de agosto de 2025

'Coletinho': ações contra PCC revelam o 'andar de cima' do crime organizado

 

Dinheiro vivo apreendido em operação da PF que mira ação do PCC no setor de combustíveis

Dinheiro vivo apreendido em operação da PF que mira ação do PCC no setor de combustíveis

Divulgação/PF


Roger Modkovski

Três operações contra o PCC (Primeiro Comando da Capital), desencadeadas por PF, MP-SP e Receita Federal, mostraram as conexões da facção com empresas suspeitas de lavar dinheiro do crime organizado. A PF bloqueou R$ 1,2 bilhão de 41 pessoas e 251 empresas.

A Receita relatou que o PCC usou mais de mil postos de combustíveis para movimentar R$ 52 bilhões entre 2020 e 2024. A facção se valia de fintechs, que operavam como bancos, e de pelo menos 40 fundos de investimentos para ocultar patrimônio.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comemorou o fato de as operações terem alcançado o que chamou de "andar de cima" do crime organizado.

E o Painel da Folha de S.Paulo apurou que as operações viraram um cabo de guerra entre o governo federal de Lula (PT) e o governo paulista de Tarcísio de Freitas (Republicanos), prováveis rivais na campanha presidencial de 2026, sobre a paternidade da operação.

Para o colunista Josias de Souza, essa briga apequena o grande feito do dia. Noves fora isso, ele enaltece a ação conjunta entre autoridades rivais e disse que, se houver "colaboração republicana", talvez os governantes passem a ter aparatos tão organizados quanto os do crime.

Já o jurista Wálter Maierovitch alerta que o Brasil está pelo menos 20 anos atrasado no combate ao crime organizado. Maierovitch cita como bom exemplo a ação das autoridades italianas contra a máfia.

 

Leonardo Sakamoto ironiza o fato de muitos endereços suspeitos de lavagem de dinheiro estarem na Faria Lima, quartel-general do mercado financeiro em São Paulo. Depois da megaoperação, questiona-se Sakamoto, o crime vai passar a usar os coletinhos característicos dos farialimers?

Painel: Operação contra PCC vira cabo de guerra entre gestões Lula e Tarcísio

Josias de Souza: Tarcísio e ministros de Lula apequenam o cerco ao PCC

Josias de Souza: Cerco ao PCC revela o poder da ação sobre a empulhação estatal

Wálter Maierovitch: 'Estamos atrasados no combate ao PCC; Itália o fez há 20 anos'

Leonardo Sakamoto: Após megaoperação revelar PCC na Faria Lima, o crime vai usar coletinho?

Raquel Landim: Operação tem fôlego para pegar sonegador ainda maior na área de combustível

Nenhum comentário: