quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

PL da Dosimetria é 'esquenta' da troca de Flávio Bolsonaro por Tarcísio

 

Votação do PL da Dosimetria na Câmara; aprovação seria parte do 'preço' para Flávio Bolsonaro tirar da sala sua candidatura presidencial

Votação do PL da Dosimetria na Câmara; aprovação seria parte do 'preço' para Flávio Bolsonaro tirar da sala sua candidatura presidencial

9.dez.25 - Ton Molina/Estadão Conteúdo


Roger Modkovski

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (10) o projeto de lei que reduz as penas para os presos por crimes contra a democracia no 8 de Janeiro e que beneficia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso condenado a 27 anos e três meses por tentativa frustrada de golpe de Estado. O texto do chamado PL da Dosimetria ainda precisa passar pelo Senado e, se aprovado, pela sanção do presidente Lula (PT).

 

Veja como votaram os deputados

Personagens e analistas interpretaram a aprovação do projeto como parte do "preço" que o centrão e a direita estão pagando para que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) retire sua proclamada candidatura à Presidência em 2026, o que abriria caminho para o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), preferido dos conservadores e dos mercados.

 

A colunista Daniela Lima informa que o Planalto vê a aprovação da dosimetria como primeiro passo para "trocar" Flávio por Tarcísio. Segundo ela, o governo soube que a decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de mandar o projeto à votação foi tomada após conversa com dirigentes de PP e União Brasil, partidos que pressionam pela candidatura de Tarcísio.

 

Daniela também relata que, um dia antes, Motta esteve com nomes do governo e não citou a decisão de votar a dosimetria.

Já o colunista Leonardo Sakamoto lamenta o fato de que, para se livrar de Flávio, o centrão abre a porta da cadeia a criminosos comuns. "Quando a política usa o Código Penal como chave de negociação, o resultado raramente vem com cheiro de Justiça", diz Sakamoto.

 

Ainda sobre a votação, a colunista Letícia Casado relata que parlamentares do PL, partido de Jair e Flávio, aprovaram o projeto de lei sem nem mesmo o terem lido.

Josias de Souza repara na ironia que existe no fato de que, para beneficiar Bolsonaro, a Câmara está amolecendo leis que foram endurecidas pelo próprio ex-presidente.

 

Josias também afirma que Motta transformou o dezembro de sua gestão em um fim de feira, carbonizando a democracia e a si próprio.

Finalmente, Reinaldo Azevedo alerta que a aprovação do PL é, além de um desatino, mais uma mostra da persistência do golpismo e serve para reorganizar a extrema direita em torno de Tarcísio.

Daniela Lima: Planalto vê dosimetria como primeiro passo para trocar Flávio por Tarcísio

Daniela Lima: Motta esteve com governo na véspera e omitiu decisão de votar dosimetria

Leonardo Sakamoto: Para se livrar de Flávio, centrão abre porta da cadeia a criminosos comuns

Letícia Casado: Deputados do PL votam dosimetria sem ler texto e com foco em Bolsonaro

Letícia Casado: 'Voto de protesto', diz único deputado do PL a votar contra dosimetria

Josias de Souza: Leis endurecidas sob Bolsonaro são amolecidas para beneficiá-lo

Josias de Souza: Hugo Motta faz do fim de ano uma xepa da autocombustão

Reinaldo Azevedo: Golpismo resiste com 291 a 148 para dosimetria pornográfica e mais desatino

Reinaldo Azevedo: Dosimetria golpista serve à reorganização da extrema direita com Tarcísio

Reinaldo Azevedo: Motta não tem estofo para conduzir Câmara e adota comportamento sorrateiro

Mônica Bergamo: 'Bolsonaro quis redução de penas porque não há votos para anistia', diz Malafaia

Thais Bilenky: Após expulsão, dosimetria e ataque a PT, bolsonaristas elogiam Motta

Casagrande: PL da Dosimetria incentiva golpes de Estado e favorece golpistas

Nenhum comentário: