quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Geólogos especialistas em Meio Ambiente vistoriam Áreas de Riscos e buscam soluções para o combate às erosões do município de Açailândia.

Geólogos flagrante de lixo sendo jogado nas encostas

Flagrante de lixo sendo jogado nas encostas de uma das erosões, no momento da visita dos Geólogos.

Açailândia - Uma equipe de especialistas em Meio Ambiente designada pelos deputados Hélio Soares (PP) e Chiquinho Escórcio (PMDB), esteve em Açailândia no último sábado (14) vistoriando e mapeando o solo e as áreas de risco do município indicadas pela Defesa Civil como áreas prioritárias.

A equipe composta pela Dr.ª Ediléia Dutra Pereira (Dr.ª em Geociência e Meio Ambiente pela UFMA), Dr. Leonardo Soares (Gestor de Recursos Hídricos, Bacharel em Ciências Aquáticas e em Desenvolvimento do Meio Ambiente), se reuniram em uma das salas do “LARAS HOTEL”, com a equipe do governo municipal composta pelo coordenador do departamento de projetos, o Economista Siqueira Diniz, a Secretária de Comunicação Dr.ª Iranilde Assunção, o Secretário de Infra Estrutura  e Urbanismo Dr. Wagner Nascimento, a Engenheira Sanitária do SAAE Dr.ª Andréia Costa e a Engenheira Civil Dr.ª Priscila Duarte, para em seguida, juntos, vistoriarem as principais áreas de riscos da cidade, onde puderam fazer uma grande coleta de dados da situação geológica desses setores já mapeados pela equipe da Defesa Civil do município.

Geólogos2

O levantamento realizado em Açailândia consiste na vistoria e mapeamento de riscos geológicos. Os relatórios desta extensa vistoria serão encaminhados para governo federal, mais especificamente para os ministérios da Integração, Minas e Energia, Cidades e Casa Civil.

“De posse deste estudo, a prefeitura de Açailândia e o governo do Estado terão uma direção de onde e como devem fazer as intervenções nas áreas de risco, a fim de garantir segurança para as pessoas que moram nas imediações dessas áreas e na cidade como um todo, principalmente nos períodos chuvosos”, explicou Dr. Leonardo Soares.

A prefeita municipal Gleide Santos avaliou como positiva a realização desse relatório de riscos geológicos detectados no município. “Em Açailândia, nós temos um problema particular e peculiar com o crescimento desordenado da nossa cidade. Com a expansão dos Bairros os moradores destas áreas foram se acomodando como puderam e da maneira que a ocasião exigia, cabe agora buscarmos resolver esse problema que vem se arrastando há décadas e esse é um compromisso desse governo”, disse.

Geológos1

Levantamento Prévio

A Geóloga Dr.ª Ediléia Dutra Pereira explicou que o trabalho em Açailândia será detalhado com um estudo bastante abrangente. “Há cortes irregulares de terras nestas áreas, e há muitas moradias irregulares que estão em risco, próximo a estas encostas e muito despejo do entulho e esgoto dentro das erosões e riachos. Essas ações favorecem o deslizamento e os transtornos durante as chuvas. Esse primeiro levantamento serviu para pontuarmos e classificarmos as áreas em médio e alto grau de risco de deslizamentos e inundações para então buscarem-se as soluções para os problemas, que são muitos”, declarou.

Bairros e Locais Visitados pela Equipe

Erosão do Centro (Rua Castelo Branco, Rua Minas Gerais, Rua São Francisco, Rua Maranhão e Rua Lamante Junior); alguns Trechos do Riacho Esperança; Laranjeiras; Vila Bom Jardim; Praia do Jacú; Vila Sucuri (área próximo ás margens da BR-010); e Lagoa do Joaquim (ás margens da BR-222).

Geólogos3

Nenhum comentário: