sexta-feira, 20 de março de 2009

PREFEITO DAR EXPLICAÇÕES Á POPULAÇÃO EM COLETIVA


Ildemar Gonçalves disse que deixará provisoriamente a prefeitura por questões de saúde.
POR CÉZAR JR.
Na manhã de ontem, 19, o prefeito municipal Ildemar Gonçalves dos Santos, acompanhado do vice-prefeito Antônio Erismar e alguns secretários de governo, reuniu em seu gabinete, a imprensa local escrita, televisiva e radiofônica para conceder uma entrevista coletiva. Ildemar iniciou suas palavras falando o porquê dessa aparente paralisação do governo municipal, explicando que janeiro é um mês “morto”, devido às férias de funcionalismo em todo país. Em relação a fevereiro, o gestor disse que sofreu problemas na justiça com a ação da ex-candidata derrotada Gleide Santos. “Estes 80 primeiros dias são bastante complicados, pois além da paralisação de vários órgãos, também tivemos que trabalhar muito para fecharmos as contas de uma gestão para outra, além de termos problemas judiciais em relação à ação impetrada pela ex-candidata”, afirmou o chefe do executivo. Ainda sobre o processo de Gleide, o prefeito disse que os processos são infundados, porém demanda esforços e tempo. “Os processos atrapalharam o nosso trabalho, porque tira tempo da gente e de outras pessoas importantes para o bom andamento da administração municipal”. Outro problema apresentado pelo gestor público, é a instabilidade política vivida em todo o estado, com a cassação de mandato do governador Jackson Lago pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Estamos passando por uma imensa turbulência política no Maranhão, e até não se definir este problema dos dois grupos, todos os municípios, inclusive Açailândia, serão prejudicados”.

Crise
O principal problema enfrentado pela administração pública, segundo Ildemar, é a crise financeira mundial, que tem atingido em cheio o município de Açailândia, já que aqui existem cinco siderúrgicas de gusa e mais a Vale, segunda maior mineradora do mundo, que juntas são responsáveis pelo maior número de geração de emprego e renda. “Açailândia com certeza é um dos municípios mais atingidos pela crise mundial econômica. Com a desaceleração das siderúrgicas e também da Vale e, consequentemente, de outras empresas, a arrecadação do município cai e caem também os repasses tanto do estado (ICMS) quanto do governo federal (FPM)”, explicou. Outro fator exposto pelo prefeito sobre a crise, são os altos índices de demissões, seja por parte das indústrias, como do comercio ou empresas de prestação de serviços. “Só para se ter uma idéia, Açailândia já tem 10 mil demissões diretas, aquelas com carteira assinada, e indireta, são mais de 30 mil”, alertou.

Infra-estrutura
Sobre a situação de várias ruas e avenidas de Açailândia, que estão esburacas, principalmente do centro da cidade, Ildemar disse que há recursos para recuperação dessas vias públicas, porém, de acordo com ele, seria um desperdício investir ainda no período chuvoso. “Todos sabem que colocar dinheiro nas ruas agora é jogá-lo fora. Temos os recursos necessários para a recuperação dessas ruas e até para pavimentar outras, contudo, só será possível este trabalho quando cessarem as fortes chuvas que tem castigado o município”, afirmou Gonçalves. O prefeito ainda disse que tem buscado recursos para projetos infra-estruturais. “Temos projetos de asfalto e de água para a Vila Ildemar, além de outros. Estamos buscando junto ao Estado, convênios para Açailândia e também buscando emendas parlamentares com alguns deputados para o município”.

Saúde
Sobre os problemas na área da Saúde, o gestor explicou que o município vem sofrendo uma perda de médicos desde o período eleitoral, pois muitos são parentes de pessoas que são eleitas em outras cidades, e por isso, acabam se deslocando facilmente devido à grande carência de médicos em todo país. “Em conseqüência do ano eleitoral, nós perdemos muitos médicos, mas temos procurado resolver este problema chamando outros profissionais de São Luis e também de outras partes do Brasil”, disse. Ildemar ainda afirmou que este problema na Saúde, principalmente devido à falta de médicos, não é exclusivo do município, e que cidades como Imperatriz e até mesmo São Luis, estão em situação bem mais complicada que Açailândia. “Em Imperatriz e na capital, os problemas são ainda mais graves, devido à escassez de recursos e também de profissionais da área médica”.

Afastamento
Em relação ao seu afastamento, Ildemar disse que há muitos boatos, mas que sua saída temporária se dará apenas por questões de saúde, já que há dias atrás em sua fazenda, um tronco o atingiu em seu tórax, e desde aquele momento ele vem sentido dores no local. “Eu tive quatro anos à frente da prefeitura e não tive nem dez dias para cuidar da minha saúde. Com esse acidente, os médicos pediram para eu tirar um tempo para me cuidar, por isso irei me afastar uns 30 a 40 dias, e tão logo, voltarei normalmente ao trabalho”, explicou. Sobre seu vice, Antônio Erismar, o gestor afirmou que será uma oportunidade para ele desenvolver seu trabalho, pois segundo ele, Antônio foi eleito para isso, para assumir o cargo caso seja necessário, e que acredita pela seriedade e competência do seu vice, que o futuro prefeito fará um bom trabalho. “Antônio Erismar é uma pessoa em quem confio. É alguém que cresceu em Açailândia e conhece os problemas dessa cidade, agora Açailândia terá a oportunidade de conhecê-lo melhor. Acredito que ele fará um grande trabalho à frente da prefeitura, e talvez ele faça um trabalho melhor até que o prefeito”, disse Ildemar.

Considerações Finais

O prefeito reafirmou sua confiança no crescimento de Açailândia, mesmo com a crise financeira e política enfrentada pelo município. “Açailândia vai crescer porque acredito em Deus e em nosso trabalho. Iremos buscar todos os recursos possíveis, mas sabemos das grandes dificuldades que teremos que enfrentar”. Por fim, Ildemar convidou toda a população a receber hoje o governador Jackson Lago na Sedel e logo após, na inauguração da Praça José Reinaldo Tavares (antiga Praça do Patizal) na Vila Ildemar. “Convido a todos a receberem o governador, que estará inaugurando a praça na Vila Ildemar e agradecermos a ele pelos investimentos realizados em Açailândia”, concluiu.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa "imprensa"tem causado enormes prejuízos a sociedade açailandense,por ser omissa e corrúpta,como os tais "políticos" do nosso município.Precisamos de profissionais de verdade,com ética...