segunda-feira, 20 de abril de 2009

DEU NO DÉCIO DE SÁ


PCdoB do deputado federal Flávio Dino pode compor governo de Roseana Sarney


SÃO LUÍS - Depois do PT, que deve comandar as Secretarias de Desenvolvimento Agrário e do Trabalho e Economia Solidária, agora é o PCdoB, do deputado Flávio Dino, que poderá compor o governo Roseana Sarney (PMDB), a exemplo do que já ocorreu em suas duas primeiras administrações (1995- 1998 e 1999-2002). Para o acordo se concretizar, a legenda estaria exigindo o comando da Caema e do Iterma. Na hipótese do PCdoB fechar a aliança, o advogado Sálvio Dino, irmão de Flávio, iria para o Iterma. O órgão foi dirigido durante boa parte dos governos Roseana pelo comunista Marcos Kowarick, hoje afastado da política e pastor evangélico. Flávio Dino foi advogado do governador cassado Jackson Lago (PDT) e durante a campanha para a Prefeitura de São Luís acusado de ser beneficiário direto dos convênios que resultaram na cassação do pedetista. O PCdoB ocupa hoje a Secretaria de Direitos Humanos, através de Eurico Fernandes. O blog não tem informações com quem vai ficar o órgão.

Foram confirmados neste domingo mais dois membros do primeiro escalão. O deputado Gastão Vieira (PMDB) vai para a Secretaria de Planejamento - o blog chegou a citar o nome de Ana Maria Vasconcelos, o que não se confirmou - e o advogado Marcos Lobo será o procurador-geral do estado. Muito provavelmente, o deputado Costa Ferreira (PSC) ocupe a Secretaria de Desenvolvimento Social. A Secretaria de Ciência e Tecnologia pode vir a ter como titular o deputado Waldir Maranhão, mas ele resiste por ser relator da reforma universitária em tramitação no Congresso Nacional e já ter assinaturas suficientes para ser o líder do PP na Casa.

A governadora fará uma minirreforma na administração. As 42 secretarias serão diminuídas para cerca de 30. Em Brasília ficará apenas uma pasta, Cidades e Infraestrutura e Agricultura serão divididas - uma cuidará do agronegócio e outra da agricultura familiar (Desenvolvimento Agrário). Existe a possibilidade da fusão das secretarias da Mulher e Igualdade Racial. O Porto do Itaqui está hoje sob intervenção federal. Qualquer mudança dependerá de acordo com a Presidência da República. Roseana deve divulgar nesta segunda-feira à tarde seu secretariado. Veja abaixo a lista atualizada dos possíveis titulares. Quem estiver com um asterisco ao lado é porque ainda é dúvida.

Saúde - Ricardo Murad
Educação - César Pires
Casa Civil - João Abreu
Esportes e Juventude - Roberto Costa
Agricultura (agronegócios) - Cláudio Azevedo
Desenvolvimento Agrário - Washington Oliveira ou alguém do seu grupo no PT*
Secretária Particular - Olga Simão
Turismo - Tadeu Palácio
Mulher - Paulinha Lobão
Igualdade Racial - Heloísa Leitão*
Minas e Energia - Hélio Soares
Infraestrutura - Max Barros
Cidades - Filuca Mendes
Comunicação - Sérgio Macedo
Cultura - Luiz Bulcão
Articulação Política - Hildo Rocha
Brasília - Chiquinho Escórcio
Detran - Coronel Nogueira
Planejamento - Gastão Vieira
Meio Ambiente - Washington Rio Branco
Indústria e Comércio - Maurício Macedo
Administração - Luciano Moreira
Procuradoria- Marcos Lobo
Iterma - Sálvio Dino Jr. ou Erik Marinho*
PM - Coronel Franklin
Gabinete Militar - Major Vieira
Trabalho e Economia Solidária - José Antônio Heluy
Desenvolvimento Social - Costa Ferreira*
Ciência e Tecnologia - Waldir Maranhão*

Nenhum comentário: