
NOTÍCIAS DE ITAPECURU-MIRIM
Maranhão sofre com as fortes chuvas
O número de municípios em estado de calamidade pública aumentou para quarenta e um.
Reportagem:Cristiano dias
As fortes chuvas que tem assolado o Maranhão desde o mês de abril, já deixaram o rastro de destruição nos lares de mais de 114 mil famílias em 41 municípios do estado. Até agora seis pessoas morreram, e duas ainda estão desaparecidas, segundo a Defesa Civil.De acordo com o major Abner Ferreira, o aumento do nível dos rios Itapecuru Mirim e Mearim preocupa a população das regiões banhadas por seus afluentes, pois em menos de dois dias já foi contabilizado um aumento de 60 centímetros devido à forte chuva que atingiu todo estado maranhense durante o último domingo (3).
Para atender as vítimas das enchentes, a Prefeitura Municipal disponibilizou algumas embarcações e o apoio do Corpo de Bombeiros, para auxiliar a os moradores dos povoados em condições de completo isolamento. Vários desabrigados relataram que a água chegou a alcançar os telhados das casas localizadas às margens do rio Itapecuru. “Quando olhamos o rio Subindo rápido ficamos assustados e fomos para um lugar mais longe da margem. Os telhados das residências na beira do rio estavam quase encobertas”, disse Augusto Cruz vítima das enchentes causadas pelas fortes chuvas.A Defesa Civil organizou uma força-tarefa no município de Itapecuru com o objetivo de suprir as necessidades primárias dos desabrigados e desalojados da região afetada, tais como: alimentação, vestuário, transporte de utensílios domésticos e medicamentos.
Aproximadamente 30 municípios declararam estado de emergência, sendo que a cidade de Marajá do Sena está completamente ‘ilhada’ por conta da destruição da rodovia de acesso à região. Segundo informações do major Carvalho, vários municípios sofrem o mesmo problema devido aos estragos causados às estradas.
SolidariedadeCom centenas de famílias vivendo o drama de terem perdido seus lares e todos os seus pertences, membros do serviço social de Itapecuru montaram um posto de recolhimento de doações para essas pessoas. A ação social ‘Seja Solidário, Ajude um Desabrigado’, recebe produtos de limpeza, alimentos não perecíveis, roupas, cobertores, fraldas descartáveis e água potável. Os donativos serão encaminhados para a coordenação dos abrigos localizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social do Município. As doações podem ser feitas nas Secretarias de Ação Social de Itapecuru, próximo a prefeitura da cidade.
Com informações de Correio Itapecuruense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário