quinta-feira, 2 de julho de 2009

AÇAILÂNDIA: Cidade sem Cultura
Secretário Josué Alves enterra a Companhia de Teatro do município



No organograma municipal existe uma secretaria chamada de Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude. Esta pasta deveria tratar estritamente da cultura, do esporte e da juventude, ledo engano, o titular da pasta Josué Alves, por ter batido algumas peladas nas ruas de Açailândia, vem de maneira precária cuidando somente do esporte da juventude, no entanto, como de cultura não entende “Bulufas”, está contribuindo para definitivamente enterrar as raízes culturais do município.

O prefeito Ildemar bem que tentou maquiar o cenário devastador da nossa cultura ao nomear o competentíssimo professor João Bosco Gurgel para coordenadoria da pasta, entretanto, não lhe deu autonomia nem mesmo para montar a sua equipe de trabalho, ficando todas as contratações a cargo do secretário Josué, que se quer renovou o contrato de trabalho com o ator Chico Gomes, que é o responsável pela criação da Companhia de Teatro do Município – o secretário enterrou de vez a companhia.

Josué ao invés de buscar a preservação da cultura açailandense, sem nenhum critério de avaliação ou competência, encheu a secretaria de servidores contratados e importados de São Francisco do Brejão. Como se não bastasse, agora começa emplacar na sua pasta membros da extinta “força do progresso”, inimigos declarados de Ildemar Gonçalves. Há quem diga que Josué possui em seu quadro de funcionários, pelo menos três secretárias à sua disposição.

É o fim da cultura do município – primeiro acabaram com o tradicional carnaval, desfiles de 7 de setembro e fanfarras ficou só na lembrança, Bumba-Meu-Boi nem se fala mais... Nem o Açaifolia foi realizado este ano. Por força de um grupo de amantes da brincadeira junina e após severas críticas deste blogueiro, em programa de Tv, a prefeitura resolveu realizar pelo menos um concurso de quadrilhas juninas. Ufa! A cultura ainda está respirando.
O prefeito Ildemar tem poder de mudar tudo isso, pois apesar de não possuir uma cultura educacional, tem uma inteligência acima da média e possui uma grande cultura de raízes. Poderia começar demitindo o secretário que ora conspira contra sua gestão, evitaria mais um desastre que permeia toda a sua administração atual.

6 comentários:

Anônimo disse...

Sou forasteiro,mas,talvez amo esta cidade mais que muitos que aqui nasceram ou vivem a mais tempo neste lugar.A única cultura visível nesta cidade é a "imensa" quero dizer "intensa" busca por dinheiro e disputa por cargos políticos.Isso desde o pricínpio;pessoas vieram de todos os lugares do Brasil e no máximo que realizaram em relação a cultura foi fazer as comidas típicas de suas regiões em almoços particulares em suas casas.O povo de Açailândia no tocante a cultura como em muitos lugares deixa a desejar.O comportamento de Josué é apenas o reflexo da omissão daqueles que assumiram esta pasta em mandatos anteriores.Quando colocam pessoas que não tem nada a ver com o cargo assumido é sinal que a preocupação com a cultura no município é zero.
Nós durante muito tempo ainda vamos sofrer com essa falta de incentivo a cultura em nossa cidade.

Anônimo disse...

Sou açailandense e vi esse município se formar deste os tempos de Raimundo Sampaio diga se de passagem tenho saudades dele o melhor prefeito que vi por aqui foi tirado do cargo e lá deixou dinheiro e bens pagos, Ildemar tem esse costume de trazer secretarios de fora é comum pra ele e povo de Açailândia aunda voto nele, Josué é um caso a parte e imposiçaõ do Jeová o autor da farra de dezembro perdoada pelos vereadores dessa legislatura, vou gritar por todos os lados contra esses corruptos ainda vou ver Açailândia limpa destes troços.

Anônimo disse...

ILDEMAR NÃO ESTÁ NEM AI PRA ACAILANDIA SO QUER É SE DAR BEM ACORDA ACAILANDIA ESSE MOÇO É DO MAL DO BEM DELE SOMENTE ISSO, VAMOS FAZER MOVIMENTO PRA TIRAR SÓ NAO PODEMOS CONTAR COM ESSES VEREADORES OU TEREMOS QUE ESPERAR ACABAR OS TRINTA MIL REAIS QUE RECEBERÃO PRA APROVAR AS CONTIBHAS DO GILSOM E AS DO JEOVÁ.

Anônimo disse...

O prefeito Ildemar tem que desmembrar urgentemente a cultura do esporte. Do jeito que a coisa está configurada nunca dará em nada. O Departamento de Cultura, subordinado à Secretaria de Cultura, Desporto e Juventude, fica extremamente prejudicado. Tenho dó do prof. Bosco Gurgel, que respira cultura, tem competência, é do meio artístico e cultural da cidade, mas infelizmente, não lhe é oferecida nehuma condição ou estrutura de trabalho. Tenho dó também dos artistas de Açailândia que não recebem nenhum apoio por parte do poder público municipal. Isso é muito grave. Prefeito, acorda!!!!

Anônimo disse...

ildemar não ta nem ai para esta cidade a vida dele e so de comprar gado

liduina disse...

e verdade gado e terra é com ele mesmo e so quem fica na pior é o povo que se enganaram votando nele