quarta-feira, 8 de julho de 2009

CONFIRMADO 1º CASO DE GRIPE SUÍNA EM AÇAILÂNDIA
Esse é 5° caso diagnósticado da nova gripe no Maranhão

O 5º caso da gripe Influenza “A” no Maranhão foi detectado em Açailândia, e trata-se de uma mulher de 40 anos, que teve o diagnóstico confirmado por vínculo clínico epidemiológico, após ter contato direto com pessoas infectadas com H1N1 e apresentar sintomas da gripe.

Esse caso confirmado não estava incluso na lista dos vários casos suspeitos em todo o Estado, por isso foi logo confirmado atendendo ao novo protocolo do Ministério da Saúde.

De acordo com as novas determinações do Ministério da Saúde todos os casos suspeitos para o qual não foi possível ou não foi indicado coletar ou processar amostra clínica para diagnóstico laboratorial e que tenha sido contato próximo de um caso laboratorialmente confirmado ou pertença à mesma cadeia de transmissão deve ser considerado como confirmado da gripe A.

Segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado, essa mulher viajou de São Paulo até a cidade de Imperatriz em vôo internacional onde manteve contato com alguns americanos que, tiveram a doença confirmada.

Segundo familiares da vítima, a mulher infectada, estava hospedada na casa de parentes na Vila São Francisco, Bairro de Açailândia. Acredita-se que a vítima tenha mantido contato com outras pessoas que também precisam ser monitoradas pela Secretaria de Saúde do Município.

A Secretaria de Saúde de Açailândia, através da Assessoria de Comunicação, informou a este blog que o caso confirmado já está sob controle e o caso está sendo acompanhado por médicos e enfermeiras treinadas para situação, inclusive por infectologista. O Secretário disse ainda não haver necessidade de pânico e que na manhã de quinta-feira (09) será concedida a toda imprensa local, uma entrevista coletiva aonde detalhes sobre o caso serão colocados à disposição da comunidade e quais as medidas adotadas para conter a doença.
Foto: Secretário de Saúde do Município, Dr. Juliano.

Um comentário:

Wolf_d-_-b disse...

Qual serão as medidas adotadas para que a nova gripe não se alastre pelo município?

Será se o município dispõe ao menos do Tamiflu (um dos poucos remédios eficazes contra o H1N1 disponíveis no brasil) ???
É aguardar pra ver.
Mas se puder pergunte isso a eles Wilton Lima.

Grato.