segunda-feira, 27 de julho de 2009

Conselheiros de Segurança são empossados em Itapecuru-Mirim‏

NOTÍCIAS DE ITAPECURU-MIRIM
Conselheiros de Segurança são empossados em Itapecuru-Mirim‏

O Secretario de Segurança do Estado (Raimundo Cutrim) em visita a cidade de Itapecuru-Mirim, participou da solenidade de posse dos novos conselheiros de segurança do Município de Itapecuru-Mirim, O evento que deu inicio, às 10h, no Itapecuru Social Clube. E contou com as presenças do coronel William Romão, secretário adjunto de Modernização Institucional da SSP; do delegado geral da Polícia Civil, Nordman Ribeiro; do comandante geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; do assessor de Integração Institucional, tenente-coronel Odair dos Santos, e Mesaque Reis da Conceição, representante dos conselheiros.

Participaram ainda do evento, o comandante da 8ª Companhia Independente da PM, capitão Rubert Lago Diniz e do delegado regional, Jarlingson Alan Freire, de Itapecuru-Mirim, além de vereadores, autoridades municipais, estaduais, empresários e a comunidade em geral.
A vice-prefeita de Itapecuru-Mirim falou da importância da implantação do conselho de segurança no município. “Itapecuru está em festa, pois acredito que quando o cidadão está representando seu bairro ou sua rua na tomada de decisões é porque a democracia está presente e isso nos deixa muito feliz”.
Durante a cerimônia, o secretário adjunto de Modernização Institucional, agradeceu e destacou o papel dos representantes da população que agora formam o conselho comunitário de segurança "A instalação dos conselhos é de extrema importância na decisão das prioridades das ações, pois os conselheiros podem atuar como suporte no diagnóstico dos problemas relacionados à segurança de sua região juntamente com os órgãos competentes, para discutir e planejar medidas preventivas em busca de uma sociedade mais justa e democrática”.
O secretário Raimundo Cutrim disse que a instalação efetiva do Núcleo de Conselho em Itapecuru-Mirim significa mais um avanço no novo momento da Segurança Pública. Todo o Sistema tem se empenhado para a confiabilidade na polícia e oferecer segurança aos cidadãos, mas que é necessária a colaboração da população, principalmente na prevenção de novos crimes.“Estamos trabalhando para dar mais segurança ao cidadão maranhense. A política de policiamento comunitário, implantada por nós há pelo menos sete anos é o caminho para que possamos ter um estado menos violento e mais tranqüilo para se viver”, destacou o secretário.
Ele afirmou ainda que os conselheiros sejam o elo da sociedade civil e a Secretaria de Segurança para trabalharem em conjunto no intuito de reduzir os índices de criminalidade no Estado.

Na ocasião, foram empossados 20 conselheiros locais. Dos 20 eleitos, Três indicações diretas da polícia civil, polícia militar e da guarda municipal. Ou seja, cidadãos comuns da região treinados e capacitados que atuarão em conjunto com o poder público.
Em Itapecuru, cerca de 10 comunidades rurais também estarão sendo representadas. Esta é uma experiência que já vem sendo aplicada em cidades como vargem grande, Imperatriz, Codó, Caxias, Bacabal e agora em Itapecuru-Mirim. Segundo as informações do vereador Ribamar da Honda, em entrevista ao programa a uma emissora local, falou que o conselho ira funcionar no mesmo prédio da guarda municipal onde o conselho comunitário dará suporte a ela para desempenhar sua função.
O Conselho, que é articulado pela Secretaria de Segurança do Estado, é responsável por diagnosticar e discutir problemas de segurança em suas respectivas comunidades, buscando soluções e exercendo o controle social junto ao poder público, possibilitando práticas de ações estratégicas preventivas na área de segurança cidadã, debatendo novas propostas de políticas públicas no combate à criminalidade e promovendo o desenvolvimento humano. Uma das premissas fundamental para o sucesso do programa.
Reportagem: Cristiano Dias

Nenhum comentário: