sábado, 5 de setembro de 2009

Vias escolares são sinalizadas, fruto de requerimento de Márcio Aníbal

Vias escolares são sinalizadas, fruto de requerimento de Márcio Aníbal
Wener Moraes
Assessor de Imprensa
Açailândia – As vias públicas que dão acesso às escolas da cidade estão recebendo sinalização de trânsito, fruto de indicação do vereador Márcio Aníbal Gomes Vieira (DEM), em parceria com os demais parlamentares. O documento apresentado ao plenário e encaminhado pela presidência ao Poder Executivo foi formulado com base em reivindicação de pais de alunos de todo o município, preocupados com a incidência de acidentes nas áreas escolares.

O Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DMT), já está realizando o trabalho de sinalização de solo e placas em diversas vias escolares. Segundo o coordenador do departamento, João Carlos Nepomuceno Lopes, na indicação o vereador também solicitou a instalação de redutores de velocidade nestas áreas, o que está sendo providenciado. “Nós estamos terminando primeiro o trabalho de implantação de placas e pintura de solo, para então instalarmos os redutores de velocidade através de tachões, trabalho que deverá ser iniciado nas próximas semanas”, informou.

Nesta primeira etapa, o trabalho está em acabamento na Vila Ildemar, Centro, Laranjeiras e Plano da Serra, no entanto, segundo o vereador, a expansão será para todo o município. “Onde houver via de acesso a escolas, independente de ser municipal, estadual ou particular, o DMT fará esse trabalho, então temos que ressaltar aqui o compromisso do João Carlos, que responde pelo DMT e do prefeito Ildemar em atender nossa sugestão”, disse Márcio Aníbal.

O diretor do DMT informou também que o departamento diminuiu o ritmo de trabalho nas vias escolares, por estar sinalizando as áreas dos semáforos, mas tão logo seja terminado o trabalho, a sinalização das vias terá continuidade a pleno vapor. “Foi uma solicitação do prefeito a sinalizado das áreas dos semáforos porque ele tem pressa em funcioná-los, mas assim que o trabalho estiver completo, vamos intensificar a atuação nas vias escolares”, justificou João Carlos.
Foto: Assessoria

3 comentários:

Anônimo disse...

Sem dúvida é de grande importancia esta sinalização na medida que trará mais segurança aos alunos, parabens vereador Márcio.

Anônimo disse...

2. O que faz um vereador?
Funcionamento da Câmara
O vereador tem duas funções principais: fiscalizar as ações da Prefeitura e legislar. A segunda implica em analisar e votar, aprovando ou rejeitando, projetos de lei apresentados pelos próprios parlamentares, pelo Executivo (Prefeitura) ou pela sociedade civil. O parlamentar, como parte de seu mandato, exerce suas funções também fora das salas do legislativo, seja visitando as comunidades ou participando de discussões sobre temas municipais em eventos fora da Câmara. Mas, em grande parte do tempo, estão nos gabinetes, nas comissões técnicas ou em plenário, onde são apreciados e votados a maioria dos projetos que podem se transformar em leis municipais. Do ponto de vista estrito da Constituição Federal, o vereador pode: • Aprovar, emendar ou rejeitar o projeto de orçamento do município, que é de iniciativa do Executivo. • Definir de que forma o solo urbano deve ser ocupado: altura dos prédios, uso residencial ou comercial etc. • Fiscalizar permanentemente atos do governo – acompanhar e denunciar irregularidades da administração municipal ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público. Exemplo: acompanhar o resultado das licitações, empenho e pagamento das firmas contratadas; acompanhar como o dinheiro é aplicado e verificar a qualidade dos serviços. • Criar normas gerais sobre concessão de serviços públicos. • Conceder títulos de homenagem e a Medalha Anchieta aos cidadãos. E o vereador não pode: • Alterar a estrutura administrativa da Prefeitura. • Gerar despesa pública fora do orçamento. • Legislar sobre assuntos de competência do Estado ou da União.

Anônimo disse...

É esse o tipo de parceria que intressa ao município. vereadores atuantes reivindicando providencias beneficas para a comunidade e, neste sentido, tendo seus pleitos atendidos pelo executivo, logo, estão de parabéns.