terça-feira, 17 de novembro de 2009

PF e CGU desencadeiam operação no MA

PF e CGU desencadeiam operação no MA
Operação visa cumprir 24 mandados de prisão de pessoas acusadas de desviar dinheiro do Fundeb.

SÃO LUÍS – A Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) desencadearam, na madrugada desta terça-feira (17), a Operação Orthoptera, para cumprir 24 mandados de prisão nos municípios de São Luís e Alcântara, a 22 Km da capital. Elas são acusadas de desviar, em quatro meses, mais de R$ 3,5 milhões, de um total de R$ 5 milhões, do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), do governo federal, que deveria ser usado na construção de escolas, compra de merenda escolar e no pagamento de professores.

Os principais alvos da PF e CGU são: ex-prefeita e atual procuradora-geral do municipio de Alcântara, Heloísa Helena Franco Leitão; o ex-presidente do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon), José Orlando Soares Leite Filho (acusado de ser dono de uma empresa fantasma; e o ex-secretario de finanças de Alcântara, Ronaldo Plácido. São alvos, também, da operação: funcionários públicos, ex-funcionários e também donos de empresas de fachada, que serviam apenas para emitir notas fiscais frias.

Vinte e um mandados de prisão já foram cumpridos, inclusive os da ex-prefeita e atual procuradora-geral de Alcântara, Heloísa Leitão. Vários presos já estão sede da PF, na Cohama.
Imirante.

Nenhum comentário: