quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Governo reduz pela metade tempo para promoção de PMs

Governo reduz pela metade tempo para promoção de PMs
A medida atende a uma reinvindicação antiga da categoria.


SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney assinou o decreto nº 26.189, nesta terça-feira (22), reduzindo o interstício dos policiais militares. A decisão beneficia cerca de 1.500 PMs, englobando soldados, cabos e sargentos. Com a medida, o tempo de serviço necessário para a promoção e para a estabilidade na função cai pela metade, a exemplo do posto de soldado que era de 10 anos e foi reduzido para 5 anos.

- É um marco histórico, pois nunca foi tomada uma decisão com essas proporções em benefício da corporação - festejou o comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Franklin Pacheco.

No caso da promoção da graduação de cabo para 3º Sargento, o período foi reduzido de 6 anos para 3 anos. O mesmo tempo vale de 3º Sargento para 2º Sargento. Já no caso de promoção de 2º Sargento para 1º Sargento e desta função para Sub-tenente a abreviação foi de 4 anos para 2 anos.

De acordo com o coronel Franklin Pacheco, os reflexos da decisão do governo serão sentidos nas ruas pela população. “São muitos os aspectos positivos que envolvem uma medida como esta. O policial terá maior motivação para o trabalho e isso repercute na comunidade. Por isso, a decisão da governadora de assinar o decreto”, declarou.

A medida atende a um antigo anseio dos policiais militares e é resultante de uma proposta encaminhada à governadora pelo comandante-geral da PM e que foi defendida pelo secretário de Segurança, Raimundo Cutrim. “O esforço diário dos policiais do Maranhão está sendo reconhecido com essa decisão do governo”, ressaltou Franklin Pacheco.

QUADRO GRADUAÇÃO:
COMO ERA COMO FICA
Soldado p/ Cabo 10 anos 5 anos
Cabo p/ 3º Sarg. 6 anos 3 anos
3º Sarg. p/ 2º Sarg 6 anos 3 anos
2º Sarg. p/ 1º Sarg. 4 anos 2 anos
1º Sarg. p/ Sub-ten. 4 anos 2 anos

Nenhum comentário: