segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Morre ex-governador Ribamar Fiquene

Faleceu, no início da noite deste domingo 2, em São Luís, o ex-governador do Maranhão José de Ribamar Fiquene, aos 80 anos, em decorrência de complicações renais. Ribamar Fiquene estava internado no hospital UDI.

Roseana lamenta

A governadora Roseana Sarney, que está em Brasilia onde cumpre agenda de trabalho, lamentou a morte do ex-chefe do Executivo, de quem era amiga e com quem esteve ao lado durante parte de sua vida política em defesa do povo do Maranhao.

“Tenho certeza de que Fiquene será para sempre uma referência nas ações e em projetos que apoiou e desenvolveu em diversas áreas, como na saúde, segurança, infraestrutura e na melhoria da educação dos maranhenses. Foi um homem que não se curvou diante de nenhuma dificuldade, ao longo de toda a sua trajetória, mesmo quando já não exercia mais nenhum cargo eletivo. Que Deus o tenha e que a família seja reconfortada nesse momento de dor e de perda para todos”, declarou Roseana.

Trajetória

José de Ribamar Fiquene nasceu em Itapecuru-Mirim, em 27 de dezembro de 1930. Filho de Wady Fiquene e Delaê Fiquene, mudou-se para Imperatriz.

Formou-se em Direito, na Faculdade de Direito de São Luís, nos anos 50. Em seguida, retornou para Imperatriz, onde iniciou carreira política.

Foi prefeito da cidade de 1983 a 1988. Em 2 de abril de 1994, quando Edison Lobão se afastou do governo para concorrer ao Senado, Ribamar Fiquene assumiu o governo até 1º de janeiro de 1995.

Foi senador pelo Maranhão por três vezes. É membro da Academia Imperatrizense de Letras. Também são de sua autoria, a letra e a música do hino da cidade de Imperatriz.

Escritor e empresário,  Ribamar Fiquene foi promotor, juiz de direito, professor e reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Era dono da Fama (Faculdade Atenas Maranhense).

Casado com Zenira Massoli Fiquene, deixa oito filhos.

(Com informações do imirante.com e Secom).

Nenhum comentário: