terça-feira, 22 de março de 2011

Deu no Blog do Freire: Tensão e manifestos em reintegração de área invadida em Açailândia

m_DSC09685 Açailândia - Os sem tetos invadiram a área que fica entre a Capeloza e o Conjunto Nova Açailândia, centenas de barracos já haviam sido construídos no local e que já estava todo limpo e livre até dos marginais que se escondiam ali.

Em uma ação de despejo assinada pelo Juiz André Bogéa da segunda vara de Açailândia, e a pedido do empresário Carlos Gallete e o pecuarista Egidio Quintal, oficiais de justiça acompanhados de policiais militares deram o aviso de retirada aos moradores que já estavam instalados e os que ainda estavam levantando seus barracos na área invadida.

Depois de dado o aviso, os funcionários da prefeitura a mando da justiça começaram a derrubada dos casebres. No começo da ação houve um princípio de manifestação com pneus queimados na Avenida JK - a policia impediu o prolongamento do manifesto usando bombas de efeito moral, o que deixou os moradores assustados. Segundo testemunhas, a bomba teria explodido ao cair no fogo feito pelos moradores provocando o ferimento de um jovem e uma criança - os dois teriam sido levados para o Hospital Municipal.

Uma das principais reivindicações dos moradores era com relação aos documentos que comprovam a posse do terreno, segundo eles a área não pertence aos nomes citados nos documentos e sim a senhora Fátima Capeloza que foi embora deixando a área para aquela população, mais isso também não foi comprovado através de documentos.

m_DSC09638 Durante toda a manhã desta segunda-feira (22) foi tensa a movimentação na área desapropriada, em virtude de alguns moradores não querer deixar as casas por não terem para onde ir.

Sentiu-se muito a falta de uma intervenção do poder público no local.

Além da policia, foi chamado também o conselho Tutelar e representantes dos Direitos Humanos que estiveram dando apoio à justiça.

Durante a reintegração, duas pessoas foram detidas e duas mulheres passaram mal a ponto de terem que ser levadas para o HM.

Em um dos momentos mais tensos, os moradores aproveitaram a ausência da policia no apoio as equipes que estavam derrubando os barracos e botaram eles para correr, com gritos, xingamentos e pedras - os homens foram acuados e tiveram que buscar refúgio perto da viatura policial onde tiveram mais segurança. Após muitos protestos, finalmente a policia conseguiu manter os sem tetos fora da área invadida e os homens do apoio fizeram a derrubada de todos os barracos.

Daqui a pouco um vídeo com os momentos mais tensos da ação judicial na área invadida.

Nenhum comentário: