terça-feira, 14 de junho de 2011

Fiscais da Vigilância Sanitária estipulam prazo para instalação de Unidade Neonatal em Hospital Municipal de Açailândia

SDC14762 Açailândia – Como resultado de uma intensa fiscalização realizada por uma equipe da Vigilância Sanitária do Estado do Maranhão, comandada pela Drª. Rosimeire Batista de Medeiros, chefe do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar do Estado, ficou determinado que a Secretaria de Saúde do município terá o prazo de 60 dias para regularização de diversas irregularidades detectadas na unidade hospitalar que são centralizados todos os atendimentos aos usuários do SUS.

Dentre as irregularidades, segundo Drª Rosimeire, foi detectada a forma como são acondicionados medicamentos, alimentos e materiais de higiene, além de uma fossa totalmente fora dos padrões, que a um ano atrás foi motivo de notificação do município e nenhuma providência ainda foi tomada.SDC14755

Unidade Neonatal

Foi ainda dado um prazo de 60 dias para que prefeitura de Açailândia instale uma Unidade Neonatal no Hospital Municipal. Hoje as crianças são atendidas em meio a acidentados, baleados, esfaqueados e pacientes com doenças infectocontagiosas.

Começa aqui então uma contagem regressiva para que a equipe da Vigilância Sanitária do Estado retorne a Açailândia e verifique se as exigências serão atendidas, ou se o secretário de saúde de Açailândia, Juliano Roudi, tratará o assunto da mesma forma como foi com a fossa a céu aberto instalada nos fundos do HMA, aonde são jogadas placentas e outros dejetos.

2 comentários:

Carlos Eduardo - Centro disse...

Nos últimos anos Açailândia passa por um caos administrativo que vem sendo desenvolvido desde suas primícias administrativas quando elegeu seu primeiro prefeito Raimundo Telegrafo Sampaio sendo o mesmo afastado do poder por má administração do dinheiro publico destinado pela união ao municipio promissor do Maranhão. Daí então veio outros prefeitos que se encarregaram e contribuíram de forma incisiva para o regresso de uma cidade tida como as pupilas do senhor reitor da região.
Sendo que o atual prefeito senhor Ildemar Gonçalves dos Santos, detentor do terceiro mandato lhe dado pelo povo, mesmo que de forma arbitraria por serem induzidos com propagandas milagrosas como, por exemplo, a obra gigantesca que seria instalada no bairro do jacu sem estudo algum dos impactos ambientais que vieram a ser causados sem que se queira a obra fosse concluída.
Açailândia sofre de um mal que ainda tem solução, mesmo a doença estando com trinta anos em seu organismo, esta doença se chama falta de gestão publica. Se tivermos uma visão para o futuro onde todos os princípios de uma boa administração serão implantados de forma planejada e fundamentada em estratégias e na elaboração de políticas publicas que visem o desenvolvimento de todos os setores do municipio entre eles Educação e Saúde, pastas tão sofridas nos últimos anos na atual administração municipal.
Açailândia precisa de um choque de gestão com responsabilidade de todos os atores que compõe a sociedade civil, tanto política como uma participação ativa da população que vive inerte aos acontecimentos seja ele bom ou ruim que em sua maioria são ruins para o municipio e sua população. Mais o que fazer para resolver toda essa celeuma? A única solução é começarmos como cidadão a exigir nossos direitos de forma veemente aos órgãos de defesas dos mesmos e deixarmos de ser meros telespectadores ou figurantes na historia de Açailândia e participarmos ativamente da construção de um futuro solido para nossa cidade.
Do ponto de vista administrativo a forma que o povo se comporta é excelente para uma administração que não tem o povo como prioridade como a atual gestão se é que podemos chamar de gestão. Está na hora de acordarmos para realidade enquanto há tempo, pois as eleições estão se aproximando onde seremos tentados a cometer o erro absurdo de elegermos uma família que está fazendo muito mal para o municipio.
Acorda Açailândia!!!!!!!!!!!!!!!!
Vamos resgatar e construir uma nova historia!!!!!!!!!

Anônimo disse...

O que mais preocupa e saber que mesmo com tantos desmandos e capaz dele fazer outro sucessor,pois a eleiçao passada do sobrinho nao deveria ter acontecido....mas,porem,ainda temos esperanças.Temos que fazer algo e impossivel deixar assim,não sou candidato a nada só quero poder fazer algo,se precisar ir as ruas,vamos,se e p vestir preto,vamos se e para tocar p quebrar vamos tb.