quarta-feira, 20 de junho de 2012

Justiça Eleitoral de Açailândia reúne presidentes de partidos e pré-candidatos para apresentar novo sistema de Registros de Candidaturas

GEDC0605

Açailândia – Os juízes eleitorais da 71ª Zona Eleitoral, Dr. André P. Bogéa, e da 98ª Zona de Açailândia, Drª Lidiane Melo, reuniram na câmara municipal de Açailândia, na manhã de hoje (10/06), dezenas de representantes de partidos políticos, pré-candidatos a vereadores e pré-candidatos a prefeitos para de forma técnica apresentar o CANDEX-2012, novo Sistema de Registros de Candidaturas Módulo Externo para as eleições municipais deste ano.

A Justiça Eleitoral disponibilizou uma equipe de técnicos que foram previamente treinados para ensinar a todos os presentes passo a passo de como proceder ao usar o novo sistema, que ainda não é obrigatório o uso, mas que, é o mais indicado pela agilidade e segurança que o programa proporciona.

GEDC0598

A todo o momento os técnicos do Fórum Eleitoral de Açailândia eram interrompidos pelas pessoas presentes na reunião para sanar as mais diferentes dúvidas que foram surgindo ao longo da apresentação do novo sistema.

Depois foi a vez dos juízes eleitorais tirarem as dúvidas que recaem sobre todos os eleitores quando se aproxima cada pleito eleitoral. Uma delas foi sobre o percentual de registro de candidaturas de 70% para um dos sexos e 30 % para o outro. Os juízes eleitorais foram unânimes em aconselhar aos presentes de que como trata-se de entendimento jurídico, mesmo com a divergência entre a Lei 9.504/97, Lei das Eleições, com a resolução que dita as regras para as eleições municipais deste ano, o melhor é seguir mesmo a resolução que é o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral sobre a Lei das Eleições.

GEDC0604

Ficha Limpa

Indagados sobre a Lei da Ficha Limpa os juízes eleitorais foram taxativos: “quem tem condenação pelos tribunais ou colegiados estarão impedidos de concorrer às eleições deste ano, isso é o que manda a Lei”.

Os juízes eleitorais também deixaram a entender que quem tem problemas com a justiça e que pretende concorrer às eleições buscando na Justiça uma Liminar, terá muitas dificuldades em conseguir essa decisão e conseqüentemente o seu registro de candidatura.

Uma nova reunião ficou pré-agendada para o dia 12 de julho quando os problemas de registros de candidaturas já estarão sanados e um novo tema será objeto de debate: Propaganda Eleitoral. O local e horário ainda será confirmado posteriormente e divulgado na imprensa local.

Nenhum comentário: