quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO: Prefeita de Matões institui eleição direta para diretor de escola…

Suely: iniciativa ousada na Educação

A prefeita Suely Pereira (PSB), de Matões, vai escolher os diretores de todas as escolas públicas do município por eleição direta.

Segundo a prefeita, alunos, professores e servidores de cada escola terão direito a voto. Concorrerão os indicados da própria comunidade escolar.

Para Suely Pereira, a eleição direta para diretor é uma forma de democratizar a gestão das escolas municipais e torná-la mais próxima da própria comunidade.

- Escolhendo seu diretor, alunos, professores, pai e responsáveis terão como cobrar resultados e acompanhar o dia-dia da gestão - disse a prefeita.

A experiência de Matões é inédita no interior do Maranhão.

A votação direta para diretor de escola foi tentada em âmbito do Governo do Estado na gestão do hoje ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB), na Secretaria de Educação.

Na época, pais, alunos e professores poderia escolher os diretores de escola por meio de votação direta. A experiência foi abandonada nas gestões subsequentes da Seduc.

E agora volta a ser testada em um município do interior…

Fonte: Blog Luis Cardoso.

2 comentários:

Eryka Layanne disse...

Eu particularmente acredito que essa é uma atitude inteligente e democrática, é dizer um NÃO a essa guerra política e as famosas "panelinhas", que infelizmente sempre irá existir.

Anônimo disse...


Educação é direito de todos, nao podemos voltar ao tempo do b a ba, agora é contrutivismo, uma escola democratica faz bem a sociedade com direção interada da realidade do aluno da sociedade em geral promovendo cidadania.