segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Jardineira arrasta multidão em cortejo pelas ruas de Imperatriz

Os foliões imperatrizenses voltaram a ocupar as ruas e praças em clima de muita festa.

Divulgação/Secom/Imperatriz

Foto: Divulgação/Secom/Imperatriz

IMPERATRIZ – O Domingo Gordo de Carnaval em Imperatriz, Região Tocantina, reuniu milhares de pessoas nos três circuitos oficiais da folia: Praça Mané Garrincha, Praça da Cultura e Viva Beira-Rio.

Os foliões imperatrizenses voltaram a ocupar as ruas e praças em clima de muita festa, descontração e alegria, repetindo o que já tinha acontecido no primeiro dia da festa. Nenhum incidente foi registrado e tudo transcorreu no mais absoluto clima de tranquilidade.

“O Carnaval em Imperatriz tem reunido gente de várias idades e é um verdadeiro sucesso. Estamos trabalhando para promover uma festa segura e com a participação de todos”, ressaltou Lucena Filho, da Fundação Cultural.

A animação começou logo no começo da tarde. A Jardineira e a Banda Eternos Carnavais, patrocinados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), sacudiram os foliões na concentração da Praça Mané Garrincha com sucessos antigos do Carnaval. O destaque ficou por conta dos blocos que tradicionalmente fazem a brincadeira de rua, como o Bloco da Terceira Idade e os de torcidas organizadas. O I Concurso de Fantasias do Carnaval, também, movimentou os foliões na concentração. Cada participante foi ao ponto de folia devidamente caracterizado, em busca do prêmio de R$ 1 mil, entregue ao vencedor.

De acordo com estimativas da Polícia Militar, cerca de oito mil pessoas estiveram presentes no evento e seguiram o cortejo percorrendo as principais ruas da “Cidade Velha”. Gente de todas as idades, celebrando a maior festa popular do Brasil. Foi o maior público já registrado desde que o trajeto começou a ser realizado, em 2009.

“Em Imperatriz temos o mais bem sucedido modelo de resgate do tradicional carnaval no Maranhão, um verdadeiro baile a céu aberto. Uma festa que cresce a cada dia de folia e nos traz muito orgulho, principalmente quando vemos famílias inteiras participando”, disse Marcelo Moreno, da Comissão Organizadora do Carnaval do Maranhão na região.

O Carnaval da Alegria integra a programação do Carnaval do Maranhão 2013, sendo coordenado pela Fundação Cultural do município em parceria com o Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado de Cultura (Secma), de Comunicação Social (Secom), Assuntos Políticos (Seap), Segurança (SSP) e Saúde (SES).

Festival de Marchinhas

Na Praça da Cultura, a festança esquentou os foliões até às 22h30, com muita marchinha, frevo e sucessos do carnaval maranhense. No palco instalado na Rua Coronel Manoel Bandeira, as bandas Arrochando o Frevo e Diplomatas fizeram a alegria do público brincante. Quinze mil pessoas estiveram presentes no domingo de carnaval, de acordo com dados fornecidos pela polícia.

Durante a noite ocorreu mais uma etapa do IV Concurso de Marchinhas, organizado pela prefeitura, coordenado pela Fundação Cultural.

Beira–rio

No espaço do Viva Beira-Rio, a festa iniciou, às 22h30, com apresentação da Banda Baétz Elétrica, no palco fixo, sacudindo a galera com o axé music, frevo, sertanejo elétrico e arrocha.

O segundo dia de Carnaval em Imperatriz, foi encerrado pela Banda Dêndaley, convidada especial para a festa momesca, cantando os hits do momento e embalando os foliões até as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (11).

Um comentário:

Anônimo disse...

Enquanto em Açailândia, nada tem, nada acontece, kd o carnaval que foi prometido tanto pela prefeita? agora que esta no poder, o povo que se lixe...