sexta-feira, 19 de abril de 2013

Prefeita Gleide Santos concede reajuste salarial superior a inflação acumulada e ao reajuste autorizado pelo MEC .

O PL 002/2013 que autoriza o executivo a conceder reajuste aos servidores efetivos do município foi aprovado ontem, 18, pela câmara municipal.

gleide

* Por Wilton Lima.

Açailândia – Depois de muitas negociações e a instalação de um tímido movimento de greve dos servidores públicos municipais, a prefeita Gleide Santos (PMDB) resolveu encaminhar a Câmara de Açailândia Projeto de Lei nº 002/2013 solicitando autorização para conceder reajuste salarial a todos os servidores efetivos do município.

O PL que prevê aumento real para o servidor, pois ultrapassa os limites da inflação e ao próprio reajuste dado pelo MEC, foi colocado em pauta na sessão ordinária de ontem, dia 18, da câmara municipal de Açailândia, e após uma ampla discussão foi aprovado pela grande maioria dos vereadores presentes.

Professores 8%

O reajuste concedido pela prefeita Gleide Santos foi de 8% para os profissionais do magistério, ultrapassando os 7,97% dado MEC, e retroativos a janeiro de 2013, que pode já ser pago na folha do final deste mês, caso haja tempo exíguo para formatação dos processos de pagamentos efetuados mensalmente pelo poder público.

O Ministério da Educação determina que Estados e Municípios respeitem o reajuste que compreende ao piso salarial dos profissionais do magistério para este ano, mesmo que tenham perdido receitas devido a desaceleração da economia brasileira – a prefeita além de atender a determinação do MEC ainda arredondou o ganho real dos professores para 8%.

Demais Servidores 8,35%

Já o reajuste dos demais servidores das outras secretarias municipais, o aumento salarial ainda foi maior, superando consideravelmente a inflação acumulada no ano passado que chegou a 5,84%.

Sindicato

greve

O Sintrassema deverá agora convocar uma Assembleia para a categoria e definir que rumo tomará agora os servidores já que o executivo concedeu, se não o desejado pela classe, mas aquele possível e pertinente a realidade do município, conforme dados apresentados pela secretaria de economia e finanças.

O Sindicato elencou 18 itens de reivindicações e levou pra mesa de negociações com o executivo municipal, no entanto, nesse primeiro momento, somente o reajuste salarial foi concedido. Por isso, não se sabe se o sindicato irá radicalizar, como fez desde o inícios nas negociações e continuar o tímido movimento de greve ou retornar aos trabalhos sem parar de negociar, até se chegar a um consenso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tentei postar esse comentário no Blog do Rei dos Bastidores e não obtive sucesso...Então vim tentar aqui...

Muito me admira Professores que intitulados "mestres" e "educadores" não saber reivindicar seus direito, de forma clara, coerente e com argumentos realmente válidos conforme a Lei. Com relação ao aumento solicitado pelo Sindicato, em prol do servidor público de Açailândia, cabe ressaltar que este é um tanto quanto absurdo!!! Alíquotas de 30% e 40%!!!! Quando o último reajuste do salário mínimo do trabalhador foi na casa de 9%.
A Lei Municipal de conceção de reajuste salarial aos servidores públicos municipais efetivos, votada pelo Poder Legislativo nesta quinta-feira, 18/04/2013, não foge ao padrão dos reajustes aplicados/concedidos às categorias nos últimos acordos.Visto que, o reajuste salarial concedido aos servidores municipais na carreira do magistério, no ano de 2011, foi de 7,05%, e no ano de 2012 foi de 9,9%. Quem tiver dúvidas é só averiguar estes valores nas LM referentes aos reajustes salariais dos referidos anos.
Não que a classe não os mereça. Porém, aqui não tratamos merecimento, e sim valores reais e que virão a causar grande variação econômica aos Cofres Públicos.
O Sindicato acaso solicitou assessoria, pelo menos de um Economista, ao formular sua proposta de solicitação de reajuste aos servidores públicos????
Pura politicagem!!! Estão apenas usando os servidores (trabalhadores) de forma inconsequente, para que estes cobrem agora, aquilo que durante anos, o Sindicato em beneficio próprio conseguiu apasiguar!!!
Porque o SINTRAFÊNIX passou anos sem se manifestações contrárias, e de repente, como a Fênix surge das cinzas e começa a disparar contra a atual gestão!???
Acorda servidor!!!!!! Lutar a favor do reajuste é um direito de vocês, mas não deixem que façam politicagem, usando a classe servidora. Reivindiquem seus direitos de forma clara e coerente. Estamos todos sendo equivocados. Temos nossos representantes e os escolhemos para que possam nos representar de maneira digna e precisa. Mas também somos a voz desse governo, reivindiquem seus direitos com base na Lei, busquem esclarecimentos e questionem o que não acham certo ou coerente. Porém, não se esqueçam que temos de agir e pensar coletivamente. E que também temos nosso papel na construção de uma sociedade mais justa e digna
Sejam sensatos... Açailândia jamais seria “restaurada” em apenas 04 (quatro) meses de mandato!!! E é fato que isso ninguém nos prometeu!!!!
Eu também quero o melhor para a minha cidade! Independente de gestor, a cidade é do/para o povo!!!