segunda-feira, 22 de abril de 2013

Mais de quatro toneladas de queijo são apreendidas em Açailândia.

O produto era transportado de forma irregular e seguiria para o Estdo do Ceará. O motorista foi autuado e multado. O laticínio também pagará multa.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

Fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária em Açailândia apreenderam mais de quatro toneladas de queijo transportadas de forma irregular. Foi a maior apreensão do produto este ano.

A carga seguia para o município de Sobral, no Ceará. O queijo estava sendo transportado de caminhão sem as condições sanitárias exigidas por lei.

A apreensão ocorreu durante operação de barreira móvel montada em São Francisco do Brejão, a 40 km de Açailândia. “”Estava ilegal porque estava sendo transportado sem refrigeração. Esse trabalho de barreira móvel facilita a detecção de falhas em fiscalições”, disse Anízio José Rocha, chefe da Unidade Regional da Aged em Açailândia.

O queijo transportado irregularmente foi produzido em um laticínio instalado no Povoado Capemba d'Água, em São Francisco do Brejão.

O laticínio tem o Selo de Inspeção Estadual e autorização da Aged-MA para funcionar, mas, essa certificação só permite a venda dentro do estado.

O mesmo local já havia sido autuado no ano passado pelo transporte irregular de quatro toneladas e meia de queijo que teriam como destino um município fora do Maranhão.

A carga irregular de queijo foi velada por fiscais da Aged, sob escolta da Polícia Militar, para o aterro sanitário de Açailândia, onde foi incinerada. O motorista foi autuado e multado em R$ 5,1 mil. O laticínio, por ser reincidente, vai pagar uma multa maior ainda, mas a Aged não revelou o valor.

Nenhum comentário: