terça-feira, 16 de abril de 2013

Prefeitura de Itinga do Maranhão entrega Ensino Médio à comunidade de VAVALÂNDIA em seu aniversário.

VAVALÂNDIADSC06901

Itinga do Maranhão - No último final de semana aconteceu mais uma grande festa em Vavalândia em comemoração aos 14 anos de fundação do assentamento e a comunidade foi presenteado com a implantação do Ensino Médio.

Apesar do Ensino Médio ser de competência do governo do estado, a prefeita Vete sempre reconheceu a necessidade de uma escola de 2º Grau naquela localidade, já que dos 29 assentamentos no município Vavalândia é o maior e mais distante da sede. Portanto, a prefeita fez várias representações junto ao governo do estado até conseguir a autorização para uma extensão do CEEFEM (CE Terezinha de Jesus Coelho Rocha) com o objetivo de evitar o êxodo rural.

Comunidade Evangélica

Esse ano a comunidade evangélica foi bastante prestigiada no povoado e a abertura das festividades de aniversário de Vavalândia teve início na sexta-feira (12) com uma programação totalmente direcionada à comunidade evangélica do povoado com a realização de um Culto em Ação de Graças pelos 14 anos de fundação do assentamento, seguido do show de louvor com apresentação de vários cantores gospel. A programação continuou no sábado com muita festa pra comunidade, o Torneio de Futebol Vavalândia e domingo se encerrou com o já tradicional “Vavalama” uma trilha com participação maciça de motoqueiros da região. Vale ressaltar a presença da polícia militar durante os três dias da festa, dando segurança à comunidade e convidados.

Aula inaugural

O grande momento da festa aconteceu no sábado (13) à tarde com a Aula Inaugural do Ensino Médio em Vavalândia, realizada durante um ato público com a presença da comunidade e autoridades do município como a Secretária de Educação, a diretora do CEEFEN, Professora Lurdes Borges, os vereadores Allan Carlos de Jesus, Renaildo Alves Machado, Luizelton Borges da Silva, Luciano Ferreira Santos, o vive-prefeito Francisco Bôsco Nascimento, representando a prefeita Vete Botelho que se encontra convalescendo de um problema de saúde, o Dr. Cloves Carvalho, diretor regional do INCRA e o Superintendente do INCRA no Maranhão, Dr. José Inácio Sodré Rodrigues.

Visitante ilustre

VAVALANDIADSC06944

O Superintendente do INCRA, Dr. José Inácio Sodré Rodrigues, foi muito bem recebido por toda a comunidade, até porque foi essa a primeira vez que o assentamento recebeu uma autoridade desse nível do órgão federal. Durante entrevista concedida à Rádio Comunitária do povoado, José Inácio falou sobre diversos assuntos de interesse da comunidade e respondeu às perguntas dos assentados tirando várias dúvidas e esclarecendo principalmente com quando a morosidade na conclusão das dobras da estrada. Segundo ele, o que tem motivado o atraso é a própria burocracia do INCRA com relação aos critérios e cuidados utilizados pelo governo federal no que diz respeito à fiscalização do trabalho realizado para que não incorra nos erros do passado.

José Inácio falou ainda, sobre noves visitas ao assentamento e a vinda de novas equipes para tratar sobre a titulação do lotes, bem como estudar a viabilização do projeto de uma Escola Técnica Agrícola, uma das maiores reivindicações dos assentados.

Comunidade progressista

Vavalândia foi um dos primeiros Assentamentos implantados no município de Itinga e apesar da distância da sede (109Km), foi um dos que mais se desenvolveu nos últimos 14 anos. O Assentamento conta com cerca de 260 e uma produção agrícola bastante significativa com cerca de 100 toneladas de arroz, 99 toneladas de milho e 200 toneladas de farinha. De acordo com o presidente da Associação de Produtores, Calixta, a pecuária de leite e corte cresceu muito nos último anos e hoje o povoado conta com mais de 2 mil cabeças e já se organiza com auxílio do SEBRAE para a produção de queijos e derivados.

Nenhum comentário: