sexta-feira, 5 de julho de 2013

Prefeitura de Açailândia inicia construção do Plano Municipal de Educação

FOTO - PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO   01

Açailândia - A Secretaria Municipal de Educação realizou no último dia 26 o 1º encontro para a elaboração do PME/A - Plano Municipal de Educação de Açailândia, e os estudos foram direcionados pelas educadoras Elaine Beatriz Rocha Queiroz Gomes e Karla Jannys Nascimento.

A equipe discutiu o objetivo, a fundamentação legal, as 20 metas e as estratégias do PNE - Plano Nacional de Educação. Além disso, analisaram os dados educacionais do município como aprovação; evasão; reprovação; IDH – Índice de Desenvolvimento Humano; IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica; dentre outros; a fim de subsidiar as primeiras ações dos responsáveis por cada segmento e modalidade de ensino, além do CME – Conselho Municipal de Educação.

Segundo Elaine Beatriz, a elaboração do primeiro PME, marcará a história da educação deste município, pois é necessária a discussão sobre o planejamento educacional de Açailândia definindo prioridades para os próximos dez anos. A equipe organizou a agenda e várias atividades foram encaminhadas. O próximo encontro acontecerá dia 06 de agosto no auditório da SME.

O PME insere-se na Política Nacional de Educação e cumpre uma exigência do artigo 214 da Constituição Federal que prevê a necessidade de um Plano Plurianual visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino nos diversos níveis e à integração das ações nas perspectivas de erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, melhoria da qualidade do ensino, formação para o trabalho e formação humanística, científica e tecnológica.

Nenhum comentário: