quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Grande caminhada marca o compromisso da cidade de Açailândia com “Outubro Rosa”.

“O evento promovido pela secretaria de saúde do município alertou para importância da prevenção ao câncer de mama e câncer de útero”.

outubro rosa

Para marcar uma ação mais efetiva do “Outubro Rosa”, em Açailândia, a secretaria municipal de saúde realizou na tarde da última sexta-feira (18/), uma grande caminhada para alertar e conscientizar as mulheres e homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O evento contou com a participação de todas as secretarias municipais, e setores com CRAM, CONDIM e o Instituto Avon, dada a importância desse trabalho de conscientização.

A concentração começou no setor da Praça da Rodoviária, na Rua Bonaire,  seguindo pelas principais ruas  da cidade,  com encerramento na Praça do Pedreiro Livre, localizada próximo ao Santa Maria Hotel, que recebeu em toda sua extensão uma iluminação especial, de cor rosa, que chamou a atenção de todos que participaram da caminhada.

Raimundinha, coordenadora do Centro de Referência em Atenção a Mulher, alertou da importância do CRAM nesse processo, pois a atribuição principal desse centro é exatamente orientar os profissionais envolvidos, principalmente na atenção à mulher, promovendo palestras e alertando-as sobre a importância da prevenção, com troca de informações, entre outras ações desenvolvidas  pelos organizadores da Programação do Outubro Rosa.

outubro rosa2

A presidente da câmara municipal de Açailândia, Vereadora Lenilda Costa (PMN), ressaltou que a caminhada e a campanha, têm o objetivo principal de conscientizar as mulheres sobre o diagnóstico precoce da doença que mata centenas de mulheres por todo Brasil. De acordo com ela, a medida é fundamental para ajudar no tratamento e aumentar as chances de cura do câncer de mama especialmente aqui em Açailândia.

A Prefeita Gleide Santos (PMDB), finalizou o evento parabenizando todos os organizadores da caminhada, dentre eles, as promotoras de vendas da AVON, acrescentando que está na moda cuidar da saúde e conclamou toda a sociedade a fazer o mesmo.

Pra finalizar, Gleide relatou que atendendo um pedido carinhoso da presidente da câmara, a vereadora Lenilda Costa (PMN), irá falar pessoalmente com secretário de saúde no sentido de aumentar o número de exames médicos realizados no município destinados às mulheres, como mamografias e qualquer outro relacionado à saúde da mulher açailandense, de forma a suprir as demandas reprimidas ao longo do tempo.

Nenhum comentário: