terça-feira, 29 de outubro de 2013

Prefeitura de Açailândia realiza o “1º Semas em Ação”.

semas5

A Prefeitura Municipal de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu na noite do último sábado (26), na Avenida Edilson Caridade Ribeiro (Residencial Tropical), enfrente ao CRAM, um conjunto de atividades sociais denominadas “Semas em Ação”.

O Grande evento contou com a exposição de todos os vinte e cinco programas e trabalhos sociais desenvolvidos no município como o Peti, Casa Abrigo, Creas, Cras, Crais, Bolsa Família, Projeto Resgate da Família, Comucaa, Salão de Beleza do Sesp, Conselho dos Idosos, Condim, Cram, Núcleo de Capacitação Profissional Família Cidadã, Contua BPC e etc...

A secretária Zetinha Sampaio, em seu discurso, falou da emoção de realizar o 1º Semas em Ação agradecendo a prefeita Gleide Santos (PMDB) pelo apoio recebido na área da Assistência Social que culminou com a capacitação de mais de 400 quatrocentas pessoas. A secretária ainda acrescentou que, o evento só alcançou esse sucesso, devido as parcerias com Secretaria Municipal de Cultura, do Senac/Pronatec e de todos os coordenadores envolvidos na realização desta grande exposição dos trabalhos desenvolvidos de forma atuante desde do dia 1º de janeiro de 2013, até agora no mês de Outubro.

semas6 semas8

A representante do Senac Marlívia Macatrão, supervisora pedagógica do Senac Regional, falou da importância das capacitações para a comunidade açailandense e das parcerias entre o governo federal através do Pronatec, da Secretaria Municipal de Ação Social, Prefeitura de Açailândia e Senac, na capacitação desses 78 novos profissionais para o mercado de trabalho. Marlívia destacou como salutar a realização do “Semas em Ação”, afirmando do seu entusiasmo de fechar com sucesso mais um grupo de 06 seis turmas de alunos, ficando em processo de conclusão mais cinco turmas para o final de 2013.

Para 2014, há uma previsão de mais cursos em diversas áreas – Nessa última etapa os cursos oferecidos foram de Auxiliar de Cozinha, Artesão em Pinturas e Tecidos, Camareira e Meios de Hospedagem, Porteiro e Vigia, Frentista e Operador de Computador.

Na oportunidade os idosos atendidos pelo Crai do Jardim de Alá mostraram seus talentos, em um momento de cultura e arte. A ação teve como objetivo também, incentivar a terceira idade a praticar atividades culturais, recreativas e artísticas, visando ampliar as perspectivas de qualidade de vida, conquistando o respeito das demais gerações.

semas3  semas4

A prefeita Gleide Santos marcou presença no evento, reforçando o comprometimento da sua administração na garantia dos direitos básicos e fundamentais dos cidadãos de Açailândia, inserindo todas as pessoas nesses programas sociais há muito tempo desassistidos por essas políticas públicas.

Gleide parabenizou a Secretária Municipal de Ação Social, Zetinha Sampaio, pelo excelente trabalho desempenhado à frente da sua pasta. “Estamos entregando para Açailândia mais de 700 setecentos profissionais nos seus cursos de Cabeleireira, Manicure, Artesanato, enfim, de acordo com a vocação das pessoas, capacitando-as para o mercado de trabalho. Fico muito feliz, com o trabalho da Zetinha, a empolgação e a organização dela, o amor, que ela tem demonstrado, ela está antenada com meus sonhos, até porque, ela me acompanha passo a passo. Acima de tudo somos amigas a mais de 20 vinte anos. Ela, já conhece o que está dentro do meu coração. Então aproveito para parabenizar de público mais uma vez a secretária Zetinha, por esse trabalho maravilhoso - essa organização foi dela - Uma grade exposição, uma coisa assim que abala Açailândia, de forma positiva, é claro, porque as pessoas vieram prestigiar com muita felicidade e eu acredito que por aqui já passou em torno de cinco 5 mil pessoas e isso alegrou meu coração profundamente”, disse emocionada Gleide.

Para a presidente da câmara de vereadores Lenilda Costa (PMN), era preciso que ela como representante do legislativo municipal e, principalmente, como assistente social que é de profissão, precisava sentar com suas colegas de profissão para que juntas busquem melhorar este importante trabalho da Ação Social. Agradeceu as coordenadoras e parabenizou a supervisora do Senac por estar entregando a essas famílias os seus certificados dos cursos ministrados.

semas9 semas10

Lenilda enfatizou que acabou o assistencialismo, acabou a esmola, acabou o vem aqui que eu te dou, porque qualificar o cidadão é dizer pra ele que ele tem direito a saúde, tem direito a educação e o mais importante, tem direito a qualificação. A presidente finalizou fazendo um chamamento à todos os presentes, para se coadunem com a força que tem o governo da prefeita Gleide Santos, mas que precisa do apoio de a população para fazer o melhor governo da história política de Açailândia.

No encerramento da programação todos os profissionais responsáveis pela execução dos programas sociais, subiram no palco para desfilarem com suas equipes, em agradecimento coletivo e como forma de homenagear a prefeita Gleide Santos e a Secretária Zetinha Sampaio pelo zelo e carinho dado às pessoas mais carentes do município – Gleide e Zetinha receberam das mãos das profissionais do Salão de Beleza Sesp, buquês de flores e presentes.

Nenhum comentário: