sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Vete apoia Colônia de Pescadores

Júnior Verde, Vete Botelho, Francisco Bosco, Jorge maciel, Rivelino Sousa e Antonio Furtado.

Itinga do Maranhão - No feriado de 15 de novembro a prefeita Vete Botelho participou de um grande evento promovido pela Colônia de Pescadores de Itinga do Maranhão com a presença de centenas de pessoas e autoridades dos governos estadual e federal.

O evento aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença do Secretário Adjunto da Pesca no Maranhão, Antonio Rosa Furtado; do Superintendente Federal da Pesca no Maranhão, Júnior Verde; do presidente da Colônia de Pescadores de Itinga, Rivelino Sousa, bem como de outras autoridades municipais.

Na oportunidade o Superintendente Federal da Pesca no Maranhão, Júnior Verde, falou da importância da criação da Colônia de Pesca no município, que com certeza abrirá novas oportunidades para os munícipes, já que a pesca desponta no país como uma das maiores fontes de renda da atualidade e recebe todo o incentivo possível dos governos estadual e federal. Ele lembrou ainda, que o Maranhão é um estado cortado por muitos rios e dos 217 municípios maranhenses, 154 possuem Colônia de Pescadores e estão adotando a pesca como nova alternativa econômica.

a grande anfitriã do evento, prefeita Vete Botelho, deixou bem claro que o município dará todo o apóio necessário à entidade representativa dos pescadores no município, até porque a pesca ressurge no país como uma nova oportunidade de crescimento econômico e em Itinga não poderia ser diferente, já que o município é detentor de rica bacia hidrográfica, portanto propício a atividade pesqueira. A prefeita falou ainda, que já está articulando junto ao corpo jurídico e de planejamento a viabilidade de criação da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura para incentivar a implantação dos projetos de piscicultura, seja em açudes ou em tanques-redes, já que a grande quantidade de rios que cortam o município favorece a prática da piscicultura no habitat natural.

Distribuição dos primeiros Kit-Pesca

De acordo com o presidente da Colônia Z-148, Rivelino Sousa, os pescadores cadastrados receberão dos governos estadual e federal os incentivos necessários para a prática da piscicultura, desde a preparação dos tanques para criatório como a distribuição de alevinos e ração. Na oportunidade, foram entregues também três motores de rabeta a pescadores do município, os contemplados foram: Gilmar Santos Lopes, Márcio Pereira do Nascimento e Erizaldo Alves de Oliveira. Segundo Rivelino, mais doze motores deverão ser entregues nos próximos dias. O presidente da Z-148 afirmou ainda, que a implantação dos projetos de piscicultura mudará o quadro econômico do município, que em pouco mais de um ano poderá, ao invés de importar, exportar pescado para outras regiões, gerando divisas para a economia do município. Vale ressaltar, que a Colônia de Pescadores de Itinga já conta com 730 associados.

Nenhum comentário: