sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Prefeitura de Açailândia entrega projeto de recuperação da erosão da Rua São Francisco, Bairro Laranjeiras.

Por falta de aplicação de políticas públicas adequadas nas últimas décadas, a chamada “Erosão Central” de Açailândia cresce de forma vertiginosa. Iniciada em um dos trechos da Rua São Francisco, essa grande cratera já ameaça moradores do Centro da cidade e se tornou um grande desafio para a atual administração da prefeita Gleide Santos.

DSC_0055

Registro da presença de representantes da Vale, recepcionados pela prefeita Gleide Santos, pelos seu esposo Dr. Dalvadísio Moreira e o deputado estadual Hélio Soares.

Na tarde desta última quinta-feira (20) a prefeita Gleide Santos recebeu em seu gabinete a analista de relacionamentos com a comunidade da Vale em Açailândia, Andreia Andrade; o engenheiro da Vale, responsável pelas obras de relacionamentos com a comunidade, Francisco Arnaldo; e o engenheiro das obras de expansão da mineradora Vale Henrico Gouveia – Na pauta, a recuperação da erosão que engloba as Ruas Minas Gerais, Castelo Branco e a Rua São Francisco, hoje um dos maiores desafios do governo Gleide Santos.

O castigo causado pelos invernos rigorosos, com as fortes chuvas que são registradas na região neste período, aumenta a cada dia a preocupação dos moradores instalados ás margens da grande erosão criada ao longo do tempo no município de Açailândia – Sem falar do forte odor que prejudica crianças e idosos, que inalam os gases produzidos pelo esgoto que é jogado ao longo dessa grande cratera que já se aproxima do Centro da cidade.

Foi diante dessas incertezas e dos riscos que passam essas famílias que a prefeita Gleide Santos montou uma equipe multidisciplinar no setor de planejamento da prefeitura de Açailândia para elaborar um projeto de viabilidade para que se pudessem buscar junto à iniciativa privada, recursos para resolver em definitivo esse problema da população – Com isso a prefeita encontrou guarida na Mineradora Vale – A Vale já fez um estudo prévio da situação, e nesta quinta-feira (20) retornou ao gabinete da prefeita Gleide Santos para receber esse projeto, que será encaminhado à diretoria da empresa.

O próximo passo será aguardar o posicionamento da Vale, que assim como aconteceu com a parceria da ampliação do Hospital Municipal que já se encontra em fase de assinatura de contratos, e exigiu alguns ajustes, também deverá acontecer com este grandioso projeto de recuperação da erosão do Bairro Laranjeiras que perdura ao longo de mais de 30 anos.

Enfim, um novo passo foi dado e tudo indica que, finalmente, o problema ocasionado pela chamada grande erosão da São Francisco á população do Bairro Laranjeiras, será definitivamente solucionada.

Nenhum comentário: