quinta-feira, 24 de julho de 2014

Agricultores participam de curso sobre Apicultura, em Itinga do Maranhão

DSC08454DSC08482DSC08504

Como parte da última etapa do Programa Negócio Certo Rural, que se encerrou na última semana, foi apresentando aos os agricultores itinguenses como idéia de negócio o curso sobre Apicultura, visto ser essa uma das atividades propícias para o município.

O Programa Negócio Certo Rural teve início a cerca de sessenta dias e foi proporcionado pela Secretaria Municipal de Agricultura através de parceria firmada entre a prefeitura de Itinga e o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que visa incentivar o desenvolvimento do setor no Estado. Durante a aplicação do programa vários cursos importantes foram ministrados como Derivados do Leite, Piscicultura, Hotifruticultura e agora o curso de Apicultura.

Participaram dos cursos de Apicultura cerca de 18 ruralistas que se identificaram com essa atividade e durante o treinamento, além da parte teórica, os futuros apicultores tiveram a oportunidade de realizar na prática todas as etapas de montagem da colméia, que vai desde a fabricação dos caixilhos até a colocação da cera alveolada, transferência do enxame e colheita do mel.

Segundo o Secretário de Agricultura, Lula Caldas, a prefeita Vete tem possibilitado a aplicação de cursos nas comunidades rurais no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades de assentados e a apicultura é uma das atividades mais importantes para esse fim, por se tratar de uma atividade capaze de causar impactos positivos, tanto sociais quanto econômicos, além de contribuir para a manutenção e preservação dos ecossistemas existentes. A cadeia produtiva da apicultura propicia a geração de inúmeros postos de trabalho, empregos e fluxo de renda, principalmente no ambiente da agricultura familiar, sendo, dessa forma, determinante na melhoria da qualidade de vida e fixação do homem no meio rural.

No encerramento do programa Negócio Certo Rural os ruralistas tiveram a oportunidade de participar também do curso “No Campo”, que abordou assuntos importantes no que diz respeito às compras governamentais como o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos e PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, recebendo noções sobre como atender e controlar o dinheiro empregado nos dois programas.

Nenhum comentário: