quarta-feira, 30 de julho de 2014

Servidores da saúde recebem capacitação sobre DST/AIDS

DST (2)

Açailândia - Uma equipe de monitores do departamento de DST /AIDS e Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde (SES), chegou em Açailândia na última segunda-feira (28), à convite da Secretaria Municipal de Saúde do Município, através do Centro de Testagem Anônima e Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatite virais, com o objetivo de desenvolver uma capacitação voltada para os servidores lotados no programa.

A capacitação está sendo realizada no mesmo prédio onde funciona a creche “Pingo de Gente” (antigo Colégio Frei Cézar Gavazzi), na Praça da Bíblia. A abertura teve início na terça-feira (29) às 08h00min com a apresentação dos monitores da SES, Maria do Amparo Cardoso, Gildásio, Domingas, Márcio Menezes e Orlando Frazão., onde na ocasião a técnica Maria do Amparo falou da importância e objetivos da capacitação, a função dos executores e em seguida foi feita a apresentação individual de cada participante do evento.

Durante a capacitação, médicos, enfermeiros, bioquímicos e pessoas ligadas diretamente às Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, tiveram a oportunidade de aprofundarem ainda mais os seus conhecimentos no manejo da transmissão vertical do HIV, sífilis, teste rápido, diagnóstico em HIV, triagem em sífilis, bem como, as Hepatites B e C. Além também de informações sobre o Programa “Rede Cegonha”.

No decorrer da capacitação os participantes foram divididos em grupos, para debaterem entre eles os temas em discussão, aproveitando para fazer uma rápida avaliação dos trabalhos apresentados e ao final do evento todos foram agraciados com o certificado de participação. O encontro teve uma participação expressiva dos servidores da saúde e cada um deles demonstrou interesse sobre o assunto, o que vai facilitar o trabalho de cada um no dia-a-dia e, principalmente, enriquecer as suas grades curriculares.

Para Gilberth Pereira Barreto, coordenador do Centro de Testagem Anônima, esta capacitação vai melhorar o aproveitamento de diagnósticos, prevenção e o cuidado para com os pacientes. “Para nós é muito gratificante poder receber esta equipe de São Luis, principalmente, uma pessoa do gabarito da Técnica Maria do Amparo Cardoso que tem uma grande experiência sobres as doenças sexualmente transmissíveis. Ela já desenvolve esta função há 17 anos na Secretaria de Estado de Saúde, então ela só vem a contribuir e ampliar ainda mais os nossos conhecimentos para podermos servir melhor a nossa população”, finaliza.

Nenhum comentário: