quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Pesquisa Econométrica censurada por Flávio Dino mostra empate técnico, com Lobão Filho à frente: 39X38…

TRE autorizou a publicação do item que trata da relação dos candidatos com os presidenciáveis e mostra peemedebista na dianteira, com apoio de Dilma.

Lobao-Filho-e-Dilma-1

Com apoio de Dilma, Lobão supera Dino…

aecio-e-flavio-dino

…que tem o apoio de Aécio Neves

Está explicado o motivo que levou o candidato do PCdoB, Flávio Dino, a entrar na Justiça contra a pesquisa Econométrica, registrada no final de julho sob o protocolo 00029/2014: é que o eleitor maranhense rejeita a aliança entre Dino e Aécio Neves, e confirma apoio à aliança entre Dilma Rousseff (PT) e Lobão Filho, resultando em empate técnico, com o candidato do PMDB à frente do comunista: 39,4% X 38,8%.

A pesquisa censurada por Dino foi autorizada ontem pela desembargadora Alice de Sousa Rocha, que deferiu o Mandado de Segurança nº 1146-06/2014.

O levantamento deveria ter sido publicado pelo jornal O Imparcial, no final de julho, mas só teve uma parte autorizada. Flávio Dino conseguiu Liminar na Justiça para questionar a parte que tratava da relação dele com o candidato a presidente Aécio Neves (PSDB) – e de Lobão Filho com Dilma Rousseff (PT).

A pergunta era a seguinte: “Em relação aos apoios políticos, em qual destes candidatos o Sr. (a) votaria? 1 – Lobão Filho com o apoio de Lula e Dilma; 2- Flávio Dino com apoio de Aécio Neves, José Serra e Fernando Henrique Cardoso; 3- Nulo; 4 – NS/NR.”

Respondendo a este quesito, 39,4% disseram preferir Lobão com o apoio de Dilma e Lula, e outros 38,8%% optaram por Flávio Dino com apoio de Aécio, Serra e FHC. (ver gráfico abaixo)

E foi justamente por causa do empate que o comunista decidiu censurar a pesquisa.

econometrica

Ele alegou à Justiça Eleitoral que a Econométrica não indicou “critérios  objetivos para escolha dos nomes dos políticos apontados como apoiadores desses dois candidatos”.

Ora, o critério é um só, público e notório: Flávio Dino tem aliança com o PSDB no Maranhão, partido ao qual pertencem FHC, Serra e Aécio Neves – que inclusive indicou seu vice. E lobão tem o apoio do PT, de Lula e de Dilma.

Tanto que a própria desembargadora acatou o argumento da Econométrica.

- Entendo razoáveis os argumentos da Impetrante , ao considerar o quadro político nacional para a indicação dos nomes dos apoiadores constantes no quesito, visto que o PT nacional (que tem como filiados Lula e Dilma), de fato, encontra-se coligado em âmbito estadual com o PMDB, partido do candidato Lobão Filho, ao passo que o PSDB nacional (que tem como filiados Aécio Neves, José Serra e Fernando Henrique Cardoso) encontra-se coligado no âmbito estadual com o PCdoB, partidodo candidato Flávio Dino - argumentou a juíza em seu despacho.

O que desfaz totalmente o argumento do comunista e autoriza os números da pesquisa…

Nenhum comentário: