terça-feira, 7 de outubro de 2014

Gleide Santos foi a grande vitoriosa nas eleições em Açailândia

* Por Wilton Lima

DSC_0260

Gleide Santos conseguiu dar quase 5 mil votos a Hélio Soares…

Açailândia - A eleição é feita de paixão, mas em hipótese alguma podemos esquecer as estatísticas e os números computados nas urnas que deram vitória para alguns, mas que deixaram a frustração para tantos outros. Outro ponto importante é que na política nem sempre quem vence é o ganhador e nem sempre quem perde é o derrotado.

Mesmo que os apaixonados esbravejem, os números que trago neste artigo não mentem e provam por “A” mais “B” que a grande vitoriosa nas eleições do último domingo, dia 05 de outubro, na cidade de Açailândia, foi a prefeita Gleide Santos.

Primeiro ninguém em sua sã consciência poderá de forma alguma creditar a acachapante derrota de Lobão ao governo e Gastão ao Senado, em Açailândia, à prefeita Gleide Santos, mesmo porque, Gleide apenas manteve-se como eleitora e filiada ao PMDB e apenas votou – Gleide não participou ativamente da eleição majoritária, nem de um lado, nem de outro, portanto, não teve influência no resultado.

Nas eleições proporcionais podemos afirmar que houve sim a participação efetiva de Gleide, principalmente em relação á campanha a reeleição de Hélio Soares – Mas Hélio apesar de ter sido o terceiro colocado em Açailândia não conseguiu se reeleger, como posso dizer que Gleide foi vitoriosa? É simples assim: Gleide deu a Hélio Soares (dito como candidato de fora) quase 5 mil votos, fato inédito na história da política açailandense, pois nunca, jamais, um prefeito deu tantos votos a um candidato dito de fora, no município. E isso em meio a uma campanha difamatória e sistemática de vários adversários políticos que em nenhum momento apresentaram propostas aos seus eleitores e somente se ativeram a atacar a prefeita de Açailândia – Não deu outra, um fiasco total para esses candidatos, pois o eleitor não admite mais esse tipo de baixaria na política.

Os números não mentem e mais uma vez corrobora a minha afirmação de que Gleide Santos foi a grande vitoriosa nas eleições deste ano – Segundo as estatísticas, números exatos da matemática, o mesmo que é em qualquer lugar do mundo 2 + 2 = 4 indicam que, a transferência de votos é muito pouco provável e apenas cerca de 20% a 30% de votos são efetivamente transferidos de um candidato para outro.

Vamos então desprezar a média e apenas nos firmarmos em apena 20% dos votos que Gleide tenha transferido para o candidato Hélio Soares, isso com o agravante de que Hélio seria um dito candidato de fora. Significa dizer, segundo dados estatísticos, de que Gleide Santos, ainda é detentora de mais de 20 mil votos do eleitorado açailandense – Basta fazer a conta: 20% de 20.000 é igual a 4.000 – Gleide deu quase 5 mil votos a Hélio Soares – É simples assim, os números não mentem!

Pano de fundo para as eleições municipais de 2016

A eleição deste ano funcionou como pano de fundo das eleições municipais de 2016, e isso ficou muito claro nas estratégias dos candidatos a deputado estadual ditos da “terra”.

Dos pretensos á sucessão da prefeita Gleide Santos, o único com uma estratégia um pouco diferente foi o Pr. Cavalcante que investiu alto nos domicílios eleitorais fora do Município de Açailândia e obteve nesses redutos quase 20 mil votos, alcançando apenas pouco mais de 4 mil votos dentro da cidade de Açailândia – Faltou credibilidade juntos aos irmãos açailandenses. Enfim, pareceu estar mesmo interessado em ser um deputado estadual, mas errou na estratégia local e foi derrotado nas urnas. E pela quantidade pífia de votos de casa estará fora da disputa eleitoral em 2016 – Poderá funcionar apenas como coadjuvante do pleito.

Os outros dois principais pretensos, primeiro e segundo colocados respectivamente, na votação de Açailândia, usaram senão uma estratégia furada e o resultado foi dado nas urnas; ou simplesmente, em nenhum momento se interessaram em ser representantes de Açailândia na Assembleia Legislativa do Estado – Em seus discursos de campanha não coube nenhuma proposta sensata para o eleitor, mas sobraram ataques a atual gestora pública, portanto, estão de olho nos cofres da prefeitura de Açailândia.

Outro adversário político de Gleide que também saiu derrotado das urnas foi o ex-prefeito Ildemar Gonçalves – O eleitor mostrou que está cada vez mais exigente e que não bastava apenas mandar uma foto, ou gravar lá de sua fazenda “Bola Sete” o apoio ao candidato Antonio Erismar (candidato da “terra”), que seria suficiente para dar vitória ao seu ex-vice-prefeito – Com apoio de Ildemar, Antonio Erismar teve uma votação menor do que nas eleições de 2010.

Estaríamos nos esquecendo do ex-prefeito Jeová Alves que ainda sonha em retornar a prefeitura de Açailândia? Claro que não - Jeová com problemas jurídicos não teve nem seus votos computados, aparece na 200ª colocação com “zero votos” – Permanecendo o problema jurídico não pode nem ser candidato em 2016.

Outros vitoriosos

Não se sabe qual a pretensão política futura de Rosi Vicentine, que eu conheço como Roseane Vicentine, que como estreante na política conquistou grande parte da simpatia do eleitor, com um jeito diferente de fazer política em Açailândia – apresentou propostas viáveis e deixou os ataques gratuitos para seus adversários.

Quem saiu vitorioso das urnas foi também Professor Milton e Professor Francisco, ambos do PSOL - Em partidos nanicos as chances de vitória chegavam a ser insignificante. Milton deverá figurar como um dos candidatáveis as eleições de 2016.

Dupla vitoriosa

A presidente da câmara de Açailândia Lenilda Costa saiu das eleições deste ano, não só a nível municipal, como também estadual, bastante fortalecida. O marido, ex-presidente de câmara e ex-deputado irmão Carlos fez cabelo, barba e bigode, todos em quem votou e fez campanha venceram. Governador, senador, deputado estadual e deputado federal. Lenilda é aliada de primeira hora da prefeita Gleide Santos e por conta disso tem sofrido inúmeras perseguições de vereadores de oposição às suas crenças políticas. Agora o buraco é mais embaixo!

* Wilton Lima é radialista, blogueiro, jornalista, formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Maranhão, Bacharel em Administração Pública pela Uema e acaba de ser aprovado para o curso de especialização em Gestão Pública.

Nenhum comentário: